Itumbiara sedia disputas do Polo V dos Jogos Estudantis

O lançamento da etapa Regional dos Jogos Estudantis 2018 foi realizado na noite desta quinta-feira, 21, em Itumbiara, quinto Polo a sediar a competição. Até o próximo domingo, 24, as equipes das Regionais de Catalão, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio, Silvânia e Aparecida de Goiânia participarão das disputas.

De acordo com o superintendente Maurício Roriz, coordenador geral dos Jogos Estudantis, as disputas no Polo V contarão com a participação de 1.100 alunos/atletas nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, nas modalidades de voleibol, basquete, handebol e futsal, desde que estejam matriculados na rede pública estadual de ensino. “Esse é um polo extremamente importante e com um nível técnico elevado, do qual os atletas estão buscando a classificação para a grande final na cidade de Jataí no mês de agosto”, reitera Maurício.

Aluno do Colégio Estadual Herbert de Sousa, o estudante do Ensino Médio Marcus Vinicius Santos, de Novo Gama, afirma que a iniciativa da Seduce está sendo uma grande oportunidade para os jovens de seu município. “Eu sei que muitos alunos, assim como eu, não teriam condições de sair de sua cidade para competir e viver novas experiências de vida, e esses Jogos nos proporciona isso. E é por esse motivo que vamos com tudo para vencermos mais uma etapa”.

Para a estudante e jogadora de handebol Evellyn Alves, 16 anos, do Colégio Estadual da Policia Militar de Goiás (CEPMG) Nivo das Neves, de Caldas Novas, participar da competição é a realização de um sonho. “Nós batalhamos muito para chegar até aqui e já nos sentimos vitoriosos, mas queremos levar esse titulo para nossa cidade”, afirma.

Os Jogos Estudantis são divididos em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual e envolvem mais de 40 mil alunos/atletas em todo o Estado. As duas primeiras etapas já foram realizadas, classificando os maiores destaques nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal).

Nas fases municipal e intermunicipal já foram classificados os melhores atletas nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez). Eles já garantiram seu lugar na fase final, que será realizada em Jataí, entre os dias 22 e 26 agosto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

José Boto enfrenta primeiros desafios como diretor do Flamengo: mudanças, contratações e preparação para a Supercopa do Brasil

Veja os primeiros desafios de José Boto como diretor de futebol do Flamengo

José Boto, o novo diretor de futebol do Flamengo, chegará ao Rio de Janeiro no sábado de manhã para sua primeira entrevista coletiva. Porém, mesmo antes de desembarcar, ele vem trabalhando nas estratégias há algumas semanas, inclusive se reunindo com Filipe Luís em Portugal. Uma das primeiras ações foi a não renovação de David Luiz, mas muitos desafios ainda estão por vir. O DE levantou alguns pontos que estarão na pauta de José nos próximos dias.

No Brasil, Boto terá sua primeira experiência profissional em solo sul-americano, apesar de já ter visitado o país diversas vezes. Ele é um admirador da cultura e do futebol brasileiro, o que o deixa confortável para agir no mercado interno. Boto terá liberdade para montar sua equipe e reestruturar o departamento de futebol do Flamengo, contando com a companhia de um assistente direto e um chefe de scouting, cujos nomes ainda não foram revelados. Esses profissionais se juntarão a ele no Rio apenas em janeiro.

Internamente, o retorno de Gabriel Skinner ao departamento de futebol é bem visto, especialmente pela sua boa relação com os atletas. Ele será o principal elo de ligação entre José Boto e o elenco nos primeiros tempos de trabalho. A ideia do novo diretor é estreitar os laços entre a base e o profissional, contando com a presença de um assistente direto para acompanhar os jogos das categorias mais jovens.

Desde que aceitou a proposta de Bap, José Boto vem estudando o elenco do Flamengo, mesmo quando ainda estava na Croácia. Uma das primeiras decisões foi não renovar o contrato de David Luiz. Com quatro posições no radar para possíveis contratações, Boto e sua equipe estão focados em reforçar as laterais, meio-campo, ataque e o setor de pontas. O novo orçamento para 2025 será refeito pela gestão de Bap, visando dar suporte aos investimentos necessários.

A pré-temporada será o momento de integração entre José Boto e o elenco rubro-negro. O dirigente participou da decisão de mudar o período de preparação para os Estados Unidos e reagendar os jogos do Campeonato Carioca fora do Rio para evitar desgaste excessivo. O primeiro grande teste da gestão será a Supercopa do Brasil, onde o Flamengo enfrentará o Botafogo.

Além das movimentações no time principal, Boto também planeja fazer mudanças na base do Flamengo, buscando a contratação de João Paulo Sampaio para assumir a coordenação das categorias de base. Mesmo após a recusa inicial, o novo diretor pretende continuar negociando com o dirigente do Palmeiras. A Supercopa será o primeiro desafio da gestão de Bap, que marcará o primeiro mês de trabalho de José Boto como diretor de futebol do Flamengo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp