Izaura Cardoso cresce nas pesquisas e já desponta na liderança, em Senador Canedo

A candidata a prefeita de Senador Canedo pelo PSD, Izaura Cardoso, apresenta um cenário de virada na disputa eleitoral, segundo a pesquisa Direct divulgada neste domingo, 29. Com 25,8% das intenções de voto na sondagem estimulada, Izaura está tecnicamente empatada com o atual prefeito, que caiu de 30,4 para 26,5%. Considerando a margem de erro de 4,8 pontos percentuais, Izaura pode atingir 30,6% das intenções de votos, passando a liderar a corrida pela prefeitura.

O clima de virada é impulsionado pela queda de cerca de 4% nas intenções de voto do atual prefeito entre as últimas duas rodadas da pesquisa. Mantendo esse ritmo até o dia 6 de outubro, a candidata do PSD tem grandes chances de se tornar a próxima prefeita de Senador Canedo.

Outro ponto que favorece Izaura é seu baixo índice de rejeição. A pesquisa revelou que a rejeição ao prefeito é três vezes maior que a de Izaura. Quase um quarto dos eleitores do município (24,3%) afirmou que não votaria no atual gestor de forma alguma, enquanto a candidata do PSD tem margem considerável para atrair novos votos. “Quanto mais as pessoas ficam sabendo que Izaura Cardoso é a esposa do ex-prefeito Vanderlan Cardoso, e que trabalhei junto com ele nas transformações que fizemos na cidade, mais vamos crescendo”, explicou Izaura.

Propostas para solucionar a falta de água

O crescimento nas pesquisas também é impulsionado pelo fato de Izaura ser a única candidata com experiência de gestão, algo que faltaram nas últimas administrações e contribuíram para o caos que a cidade vive atualmente. E, segundo a candidata, ela vai usar esse conhecimento e experiência em gestão para, dentre outras ações, resolver o grave problema de falta de água na cidade. O plano de governo de Izaura Cardoso apresenta soluções para enfrentar e resolver essa demanda. Entre as ações a candidata propõe a construção da barragem do Ribeirão Sozinha, que garantiria o abastecimento de água para os próximos 30 anos. Ela também defende a construção de uma nova estação de tratamento de água e de estações menores em diferentes regiões da cidade, além de investir na infraestrutura da Sanesc para acompanhar o crescimento populacional.

“A Sanesc (Agência de Saneamento de Senador Canedo) não tem concorrência e não teria como dar errado. Se o morador não paga a conta, o fornecimento é cortado. Como pode haver falta d’água? Isso é resultado de má gestão e incompetência”, critica Izaura, referindo-se à atual administração. Segundo ela, a ausência de investimentos adequados ao longo dos anos deixou a cidade à mercê de constantes interrupções no abastecimento.

No plano de governo da candidata, estão previstas estações de tratamento de água nas regiões do Jardim das Oliveiras e Vila Galvão, bem como a ampliação da captação de água no Ecológico Araguaia. Izaura também se compromete com a implantação da rede de distribuição de água para a Região Sul de Senador Canedo, uma das áreas mais afetadas pela falta de infraestrutura.

Reclamações frequentes nas visitas

Durante suas visitas à população, Izaura tem ouvido reclamações frequentes, especialmente dos moradores das regiões mais afastadas da cidade. “A região central foi maquiada, mas os problemas continuam lá. Nos bairros afastados, nem mesmo essa maquiagem existe. O planejamento que tínhamos foi abandonado, e a cidade não avançou como deveria”, afirmou a candidata.

Além da questão do abastecimento de água, Izaura destaca o abandono da saúde e da educação como problemas que se acumularam ao longo da atual gestão. Sua proposta é retomar o planejamento que havia sido implementado durante as gestões de seu marido, Vanderlan Cardoso, quando Senador Canedo vivenciou melhorias significativas nesses setores.

A pesquisa Direct foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro de 2024, ouvindo 400 eleitores de diferentes regiões de Senador Canedo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-01090/2024, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp