Press "Enter" to skip to content

Já considerando derrota, Bolsonaro fala em se “recolher”, durante podcast

Última atualização 13/09/2022 | 09:59

As tradicionais ‘brincadeiras’ de duplo sentido e as falas racistas permanecem, mas as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) já ganham ares de consciência de que a derrota nas eleições deste ano é bastante provável. Foi assim que ele se comportou em podcast, na noite desta segunda-feira, 12.

Bolsonaro participou de podcast que foi transmitido simultaneamente nos canais do YouTube de Dunamis, Hub, Felipe Vilela, Positivamente, Luma Elpidio e Luciano Subirá. Todos ligados ao público evangélico. Na ocasião, ele afirmou que se for a “vontade de Deus”, passará a faixa presidencial para quem for eleito e vai se “recolher”.

O desanimo demonstrado por Bolsonaro se deve ao fato de o ex-presidente Liz Inácio Lula da Silva (PT) aparecer à frente em todas as pesquisas de intenções de voto. A situação, inclusive, viria a piorar na própria segunda-feira, quando o Ipec, antigo Ibope, mostrou que o petista ampliou a liderança na corrida pelo Palácio do Planalto.

“Com a minha idade, eu não tenho mais nada a fazer aqui na Terra se acabar essa minha passagem pela política em 31 de dezembro”, declarou o presidente Bolsonaro durante o bate-papo.

Fala racista

Além de admitir a derrota nas eleições, Jair Bolsonaro (PL) voltou a usar frase racista, durante o podcast, ao se referir a um dos apresentadores, que é negro. “Você é afrodescendente?”, questionou o presidente. “Eu sou”, respondeu o apresentador Fernando Vilela.

“Tu é meio escurinho. Ah, isso é crime”, retrucou Bolsonaro, em tom de ironia. “Não ouviu falar que eu era racista, não?”, completou. Antes, o chefe do Executivo já tinha se referido ao mesmo apresentador como “gordinho”. O presidente ainda faria ‘uma graça’ com o apresentador Teófilo Hayashi, chamando-o de “japa”.