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Já pediu resgate do dinheiro esquecido perdido no Banco Central? Está liberado

Brasileiros com algum dinheiro ”esquecido” nos bancos podem conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir desta segunda-feira (7). Serão pagos R$ 4 bilhões a 28 milhões de clientes – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas.

Entre os dias 7 e 14 de março, podem realizar a consulta e fazerem o pedido pessoas nascidas antes de 1968 e para empresas criadas antes deste mesmo ano. Para os demais, os recursos serão liberados nas semanas seguintes (confira o calendário abaixo).

De acordo com o Banco Central, até a última sexta-feira (25), 116.808.865 clientes, entre pessoas físicas e empresas, já haviam consultado o sistema para saber se havia algum dinheiro esquecido. Deste total, 25.9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de pessoas jurídicas tinham alguma quantia a receber. Outros 90,6 milhões não tinham saldo.

Calendário

As consultas e pedidos de saques devem ser feitas de acordo com o calendário abaixo, que considera a data de nascimento do cliente ou a criação da empresa.

Foto: Divulgação/Banco Central

Como consultar o valor e pedir o resgate

Para consultar e pedir o resgate dos valores, é necessário ter uma conta no site gov.br para comprovar sua identidade. Após isso, a conta deverá ser ”prata” ou ”ouro”, que tem maior nível de segurança. Os cadastros podem ser feitos pelo aplicativo ou através do site https://sso.acesso.gov.br.

Após isso, é necessário acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e fazer login com a senha da conta criada no gov.br. Lá será possível consultar o valor e a instituição onde o dinheiro está ”esquecido”.

Em seguida, o site irá oferecer duas opções diferentes:

a) “Solicitar por aqui”: Devolução será feita por PIX em até 12 dias. Aí será preciso informar o PIX e os dados pessoais. Guarde o número de protocolo.

b) “Solicitar via instituição”: Isso significa que o banco não faz a transferência por PIX. Aí será preciso entrar em contato com o banco por telefone ou e-mail para agendar a devolução.