Jaborandi inaugura primeiro FABLAB em escola pública do interior paulista
Localizada no Centro Tecnológico de Jaborandi (C.TECH), a cidade de Jaborandi reafirma sua posição de destaque em inovação e educação tecnológica ao inaugurar o primeiro FABLAB em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Esse espaço pioneiro tem como objetivo oferecer aos alunos da rede municipal acesso a tecnologia de ponta e oportunidades de aprendizado prático, fortalecendo a educação inovadora e incentivando o empreendedorismo.
No C.TECH, os estudantes da Escola Integrada Fundamental com a Arcanjo têm a oportunidade de participar de diversas atividades diferenciadas, como aulas de robótica, eletivas semanais, curso de Academia de Influencers e o Clube de Jornalismo. Além disso, o FABLAB Maker disponibiliza uma infraestrutura completa, com impressoras 3D, ploter de recorte de adesivos, cortadora a laser, canetas 3D e materiais em MDF e acrílico, permitindo que os jovens desenvolvam competências em prototipagem, design e fabricação de produtos, troféus e medalhas, estimulando a criatividade e o pensamento inovador.
O C.TECH não se limita apenas ao espaço do FABLAB, pois também abriga a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que oferece cursos de graduação gratuitos e online, além de formações em programação. Essa integração entre ensino básico e superior posiciona Jaborandi como um polo de educação tecnológica, alinhado às demandas do mercado de trabalho do século XXI e da 4ª Revolução Industrial.
“Nosso objetivo é fornecer às jovens todas as ferramentas necessárias para que sejam protagonistas do seu próprio futuro. Com o C.TECH e o FABLAB, Jaborandi se firma como um referência em educação tecnológica no interior do Estado”, ressaltou o prefeito Silvio Vaz de Almeida. Este investimento em tecnologia e inovação demonstra o compromisso da cidade em preparar os alunos para os desafios e oportunidades do mundo atual, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de forma holística. Com iniciativas como essa, Jaborandi coloca-se no mapa da educação tecnológica e destaca-se como um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras.