Jaé: Novo Super Posto na Taquara para Beneficiários de Gratuidade

jae3A-novo-super-posto-na-taquara-para-beneficiarios-de-gratuidade

O Jaé, sistema de bilhetagem eletrônica da cidade do Rio de Janeiro, ganhou mais um super posto na Zona Oeste, desta vez na Taquara. Essa nova unidade é exclusiva para atendimento de pessoas com benefício de gratuidade e passará a funcionar a partir desta segunda-feira. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 7h às 19h, seguindo o padrão dos demais postos de atendimento do Jaé.

Para quem possui direito à gratuidade, o cartão do Jaé é emitido na hora ao realizar o cadastro na unidade. Basta apresentar identidade com CPF, e uma foto é tirada no momento do atendimento. Para pessoas com alguma deficiência, é necessário apresentar um laudo médico da Clínica da Família. Já os idosos têm a opção de receber o cartão em casa, sem custo adicional, ao solicitá-lo através do aplicativo do Jaé.

É importante ressaltar que o Jaé deve ser utilizado pelos beneficiários das gratuidades nos transportes sob administração do município, como ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”. Além disso, o posto na Avenida Nelson Cardoso, também na Taquara, continuará aberto para atendimento do público geral, incluindo a retirada do vale-transporte.

Para facilitar o acesso dos cidadãos aos postos de atendimento do Jaé, confira a lista de locais disponíveis:

– Clube Recreativo Português Jacarepaguá, na Rua Ariapó, 50, na Taquara.
– Planetário, na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea.
– Clube do Servidor, na Rua Ulysses Guimarães, s/nº, na Cidade Nova.
– Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro, na Rua Arquias Cordeiro, 1516.
– Centro Esportivo Miécimo da Silva, na Rua Olinda Ellis, 470, em Campo Grande.
– Vila Olímpica de Deodoro, na Estrada do Camboatá, s/nº, em Deodoro.

Além dos super postos, também existem outros postos de atendimento distribuídos pela cidade, como em Botafogo, Cidade Nova, Estácio, Barra da Tijuca, Madureira, Santa Cruz, Guaratiba, São Cristóvão, Pavuna e Padre Miguel. Os horários de atendimento são variados, sendo a maioria de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Recentemente, a juíza Mirela Erbisti revogou a decisão que obrigava os idosos a apresentarem o Riocard em substituição ao Jaé para acesso gratuito ao transporte público municipal. Agora, basta a apresentação de um documento de identidade, como a carteira de identidade. A exigência do Jaé continuará válida até que todos os beneficiados recebam os cartões.

Com a expansão dos postos de atendimento e a simplificação dos procedimentos, o Jaé visa proporcionar maior comodidade e agilidade no acesso aos benefícios de gratuidade no transporte público da cidade do Rio de Janeiro. Acompanhe as novidades e atualizações no site oficial do Jaé e não deixe de aproveitar os benefícios oferecidos pelo sistema.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp