Jair Bolsonaro apresenta melhora clínica após cirurgia complexa, diz boletim médico

bolsonaro-agradece-apoio-em-recuperacao-apos-cirurgia-delicada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora nos exames laboratoriais, conforme o boletim médico divulgado nesta quinta-feira, 17. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brasília, onde permanece acordado, orientado e sem intercorrências ao longo do dia. Segundo o documento oficial, Bolsonaro não sente dor nem apresenta sangramentos. Durante a recuperação, ele sentou-se no leito e iniciou a deambulação assistida, um procedimento que ajuda na mobilidade após cirurgias.

Cirurgia de Jair Bolsonaro

No último domingo, 13, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma suboclusão intestinal causada por aderências formadas devido às múltiplas operações anteriores decorrentes da facada sofrida em 2018. O procedimento foi considerado um dos mais complexos já realizados no ex-presidente. A obstrução intestinal resultava de uma dobra no intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal, e essa situação foi corrigida com a liberação das aderências.

Leandro Echenique, cardiologista da equipe médica responsável pelo tratamento de Bolsonaro, explicou que não houve complicações durante a cirurgia. Contudo, ressaltou que o pós-operatório será delicado e prolongado devido à resposta inflamatória do organismo provocada pela longa duração do procedimento. Essa inflamação pode aumentar riscos como infecções e necessidade de medicamentos para controle da pressão arterial, além de exigir cuidados específicos com os pulmões.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp