Press "Enter" to skip to content

Jair Bolsonaro chega ao Brasil na manhã desta quinta-feira, 30

Última atualização 29/03/2023 | 14:34

Um voo da Gol partindo da cidade norte-americana de Orlando deve pousar em Brasília com o ex-presidente Jair Bolsonaro por volta das 7h15 desta quinta-feira, 30. Ele retorna ao País acompanhado da família após três meses de férias nos Estados Unidos. O político embarcou ao exterior em 30 de dezembro do ano passado, faltando um dia para o fim do mandato, para não passar a faixa presidencial na cerimônia de posse do presidente Lula.

 

Um dos primeiros compromissos da agenda em solo brasileiro deve ser a visita de Bolsonaro à feira de tecnologia para o agronegócio Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O apadrinhado e ex-candidato ao governo de Goiás, major Vitor Hugo, revelou que convidou o ex-presidente para comparecer ao evento, mas ainda não obteve a confirmação. A programação termina nesta sexta-feira, 31.

 

A estadia em solo brasileiro deve ser breve. Pessoas próximas dizem nos bastidores que o político deve retornar ao exterior em maio para se encontrar com líderes da direita na Europa. Bolsonaro realizou uma série de palestras sobre diversos temas para empresários nos Estados Unidos. Ele já declarou que pretende eleger prefeitos da base aliada nas eleições brasileiras no próximo ano. Em declarações à imprensa, ele reconheceu a possibilidade de não disputar uma vaga no Palácio do Planalto em 2026

 

Um processo de crime eleitoral por propaganda antecipada está em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Se condenado, ele deve ser afastado de cargos públicos por oito anos. O caso das joias e outras acusações também são motivo de preocupação. O capital político dele tende a ser evidenciado no desembarque no aeroporto de Brasília, considerando que parlamentares bolsonaristas estão convocando eleitores a recepcionar Jair. A estratégia é aproveitar o momento para mostrar força popular.

 

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, pediu ajuda dos governos federal e do Distrito Federal para evitar tumultos. O receio de confusão como consequência dos desdobramentos da invasão à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro por golpistas contrários à eleição de Lula. Ele estima público de 10  mil pessoas. Um esquema de segurança foi montado e a Polícia Federal ficará responsável pela interior do aeroporto e a Polícia Militar do Distrito Federal cuidará dos arredores do prédio, além da Esplanada dos Militares onde foram instaladas barreiras e o público terá acesso restrito.