Jair Ventura elogia desempenho do Vitória na estreia e mantém otimismo em fuga do Z-4
Na primeira partida com novo comandante, Rubro-Negro perde por 3 a 1 para o Grêmio
Grêmio 3 x 1 Vitória | Melhores momentos | 25ª rodada | Brasileirão 2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/13967757.jpg]
A estreia de Jair Ventura no comando do Vitória [https://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/] foi com derrota por 3 a 1 para o De, na manhã deste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. André Henrique abriu o placar, Aitor empatou, mas Amuzu e Aravena anotaram mais dois para os donos da casa (assista acima aos melhores momentos).
* Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9c44fISTkGgLVzuz2S]
* Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025 [https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2024/12/07/contratacoes-do-vitoria-para-2025-veja-quem-chega-quem-fica-e-quem-vai-embora.ghtml]
Em entrevista coletiva após o jogo, Jair Ventura lamentou o resultado, mas elogiou o desempenho do time.
– É difícil para o treinador elogiar a performance sem resultado. Dou mérito para a equipe do De, mas não posso tirar o mérito dos meus jogadores. Marcamos alto, tivemos as melhores chances do jogo. Nós temos uma equipe qualificada para jogar, com três zagueiros que sabem construir. Gostei muito do jogo que a gente fez. A performance eu gostei, mas não do resultado. O resultado foi ruim, mas não posso dizer que não gostei da competitividade, da luta, entrega. Se a gente falasse que o Vitória tomou iniciativa depois do gol seria mentira. No primeiro tempo, a equipe de melhor rendimento foi o Vitória. A gente tem tudo para alcançar o objetivo – iniciou.
+ Atuações do Vitória: Aitor, Zé Marcos e Cáceres vão mal contra o De [https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2025/09/28/atuacoes-do-vitoria-aitor-ze-marcos-e-caceres-vao-mal-contra-o-gremio.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=canais&utm_campaign=ge-vitoria]
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou à terceira derrota seguida e caiu para a antepenúltima posição, com 22 pontos conquistados. O próximo jogo da equipe é contra o Ceará, marcado para esta quinta-feira e encarado como “final de Copa do Mundo” para Jair Ventura.
– [O Ceará] é adversário direto, a gente encara como final de Copa do Mundo. Que o torcedor se apegue a esse jogo, jogando de igual para igual ou até melhor. A performance foi boa mesmo jogando fora de casa. Temos totais condições de vencer. Enquanto tiver chance a gente vai lutar até o final.
O jogo contra o Ceará é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro [https://ge.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/] e está marcado para as 19h (de Brasília).
1 de 1 Jair Ventura em De x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Jair Ventura em Grêmio x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
VEJA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA COLETIVA:
Análise do jogo – Cada jogo a gente tem uma estratégia. Os três zagueiros foram para marcar a amplitude do De. E também a questão que nós temos três bons zagueiros. Ainda temos o Neris e Edu. Um jogo que o Vitória começa melhor. Temos uma chance claríssima com o Aitor. Depois uma outra chance com ele. E aquela coisa do futebol. Em um lateral a gente acaba tomando um gol. Na minha visão, o Vitória foi melhor no primeiro tempo.
– No segundo tempo a gente volta melhor e consegue o gol. Gostei da força mental do time, que não se abateu. A gente sabe da força do De jogando na sua casa. Vacilo nosso, a gente perde a bola, e eles fazem o 2 a 1. Sei que é difícil, a gente precisa do resultado. Mas não posso descartar o desempenho. A vitória fora de casa a gente ainda não conseguiu, mas passou. Um time organizado, competitivo. Na minha chegada, no pouco tempo que tive, gostei do que vi. A gente tem totais condições de sair. Temos uma final de Copa do Mundo em casa agora.
Força mental – A gente tem que, de maneira igualitária, trabalhar todos os setores. Eu já gostei do que vi em termo de extracampo. Quando cheguei vi um time para baixo, mas não pareceu dentro de campo. Enfrentamos um time muito qualificado. As chances mais claras foram nossas, mas a gente perdeu. A gente perdeu, mas tem que corrigir. Não senti que eles se abateram na parte emocional. Em um vacilo, a gente acabou cedendo o 2 a 1. No fim do jogo, no tudo ou nada, acabamos tomando o último gol. Gostei do que eu vi. Só mostra que eu tive uma decisão acertada. Nosso time tem qualidade, mas tem ajustes para fazer.
Ajustes – Se eu falo dos ajustes, é uma coisa que eu não trabalho com transferência de responsabilidade. Não acho legal, não gosto. É fazer o ajuste internamente. Eu assumo a responsabilidade. Nas vitórias, são todos que ganham. Vamos fazer ajustes, mas não posso passar o que a gente deixou de fazer. E que a gente não venha a repetir os erros. Muito pouco tempo de trabalho, treino. Muita coisa para implementar. Vamos dentro desse pouco tempo tentar minimizar os erros.
O que viu de positivo – Lógico que o futebol é resultado. Mas, hoje, a equipe apresentou boa performance. A gente fez boa partida, jogou de equal para equal com equipe qualificada. Na minha opinião, nós fomos melhores. Tivemos controle, mas tomamos gol em vacilo na saída de bola. Infelizmente saímos com derrota.
Como avalia falhas – Não vou avaliar trabalhos anteriores. Não seria legal falar de falhas antigas. Acho que faltou sorte maior para a gente. Tivemos chances cara a cara. No segundo gol, a bola passa. No primeiro gol, a bola bate e rebate e sobra. Mas não podemos desistir. Não vou falar de setores separados, de jogadores. Nunca transfiro responsabilidade. A derrota é de todos, assim como a vitória.
Torcida – O bom é que eu não preciso convocar a minha torcida. Sei que eles vão fazer a parte deles. Que possam nos empurrar, e a gente conseguir a nossa vitória. Temos que ficar chateados pela derrota, mas tirar coisas boas.