Com 39 mortes no trânsito, Vale do Paraíba tem o mês de janeiro mais letal desde o início da série histórica do Infosiga. O resultado é o pior desde que começou o levantamento do Infosiga em 2015. Imagem de arquivo – Acidente com morte na região do Vale do Paraíba. — Foto: André Luis Rosa/TV Vanguarda
O número de mortes em acidentes de trânsito em janeiro de 2025 nas cidades do Vale do Paraíba foi o maior dos últimos dez anos. Os dados são do sistema de informações de acidentes de trânsito do governo do estado, o Infosiga, que foram divulgados nesta terça-feira (25).
Em janeiro de 2025, a região contabilizou 39 mortes no trânsito. No mesmo período de 2024, o Vale do Paraíba registrou 31 mortes. No comparativo, a região teve uma alta de 25,8% nas mortes em janeiro deste ano.
Com 39 mortes, janeiro de 2025 foi o ano mais letal desde 2015, o maior número desde o início da série histórica de 10 anos do Infosiga, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).
Nos últimos dez anos, somente quatro vezes a região ultrapassou a marca de 30 mortes no mês de janeiro. A primeira vez foi em 2015, quando a região somou 37 óbitos no trânsito no mês. Depois, em 2018, o Vale contabilizou 32 mortes no trânsito em janeiro.
Na sequência, em 2024, foram 31 mortes no mês de janeiro e, agora, em 2025, a região atingiu o recorde da série histórica, com 39 mortes no trânsito no mês de janeiro.
Mortes no trânsito no mês de janeiro no Vale do Paraíba. Série histórica do Infosiga teve início em 2015. Fonte: Infosiga/Detran-SP
Das 39 pessoas que morreram na região em janeiro de 2025, 34 eram homens, enquanto cinco vítimas eram mulheres. De acordo com o levantamento, 14 vítimas estavam em uma moto na hora do acidente, enquanto 9 estavam em bicicletas e 8 estavam de carro.
O Infosiga mostrou também que 4 pessoas que morreram eram pedestres e três estavam em caminhões. Uma vítima não teve o meio de locomoção divulgado. Entre as faixas etárias que mais morreram no trânsito do Vale do Paraíba em janeiro de 2025, estão as vítimas com as seguintes idades.
Imagem de arquivo – Acidente entre caminhão e ônibus provoca lentidão na Dutra e em bairros de São José dos Campos — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Segundo o levantamento feito pelo DE, com base nos dados do Infosiga, São José dos Campos foi a cidade que concentrou o maior número de vítimas fatais no trânsito no mês: foram 8 mortes no município. Em segundo lugar, aparece Pindamonhangaba, com sete mortes no trânsito. Em terceiro, vem Taubaté, com seis óbitos. Veja a lista completa abaixo, com os municípios onde ocorreram cada uma das 39 mortes em janeiro de 2025 no Vale do Paraíba:
– São José dos Campos – 8 mortes
– Pindamonhangaba – 7 mortes
– Taubaté – 6 mortes
– Jacareí – 4 mortes
– Lorena – 4 mortes
– Cruzeiro – 2 mortes
– São Sebastião – 2 mortes
– Guaratinguetá – 2 mortes
– Caraguatatuba – 1 morte
– Caçapava – 1 morte
– Ilhabela – 1 morte
– Aparecida – 1 morte
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA. 50 vídeos.