Press "Enter" to skip to content

Janja será homenageada pelo Senado no Dia Internacional da Mulher

Última atualização 06/03/2023 | 17:49

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, será uma das sete mulheres que será premiada com o Diploma Bertha Lutz pelo Senado Federal no Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, 8. A sessão solene será realizada no Plenário da Casa a partir das 9h.

O Diploma Bertha Lutz que premia anualmente mulheres e homens que oferecem contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; a diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó; e Nilza Zacarias, jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito também serão agraciadas com o prêmio.

Também receberão o diploma, in memoriam, Clara Felipa Camarão, uma indigina da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra invasores holandeses, em Pernambuco, e a jornalista recém-falecida Glória Maria.

Sobre as homenageadas

Ilona Szabó de Carvalho é uma cientista política e especialista em segurança pública e política de drogas.

Ilana Trombka é diretora-geral do Senado. Mestre em comunicação social, tem especialização em direito legislativo e graduação em relações públicas. Sob a gestão dela, o Senado foi a primeira instituição pública a criar um Plano de Equidade de Gênero e Raça.

Nilza Valéria Zacarias é jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

A ministra Rosa Weber é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2011, assumiu a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie no STF.

A socióloga Rosângela Silva, conhecida como Janja, é esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela tem especialização em história e pós-graduação em gestão social e sustentabilidade. Foi assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobras entre 2012 e 2016.