Press "Enter" to skip to content

Jantinha é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

Última atualização 08/12/2022 | 12:19

A jantinha, prato típico goianiense que reúne arroz branco, feijão tropeiro, mandioca, vinagrete e espetinho, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. O projeto de lei, de autoria do vereador Joãozinho Guimarães (Solidariedade), foi sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no final da tarde desta quarta-feira,7.

“Preservar essa cultura é atitude de respeito às tradições goianienses. É, na verdade, o reconhecimento da existência, valor e manifestação cultural dessa atividade. Queremos preservar nossa história ligada a ela”, conta o vereador.

A jantinha se junta aos pit dogs, que recentemente se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. O projeto de lei foi sancionado em junho de 2021. Lembrando que os pit dogs servem o tradicional “sanduíche de rua”, que divide a preferência do goianiense com a jantinha no período noturno.

Patrimônio Imaterial

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).