Japão diz que Coreia do Norte fez novo lançamento de míssil

A Coreia do Norte teria realizado um novo teste com mísseis, segundo informou o canal de TV japonês NHK nesta sexta-feira (28).

De acordo com o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, o lançamento foi detectado pelos Estados Unidos, mas ainda não há informações se o projétil é de longo alcance.

Segundo o Estado Maior Conjunto sul-coreano (JCS), o lançamento do projétil aconteceu por volta das 11h41min locais no norte da província de Jagang e estima-se que o míssil tenha caído no mar do Japão em uma zona exclusiva do país (ZEE). Ele teria ficado no ar durante 45 minutos antes de cair.

Após o lançamento, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, convocou uma reunião de emergência com seu gabinete de segurança.

Por sua vez, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, também declarou que uma reunião do Conselho de Segurança Nacional seria convocada e o Japão tomaria as medidas necessárias para garantir a segurança de seus cidadãos.

Na última quarta-feira (26), a Defesa norte-americana afirmou que a Coreia do Norte estaria preparando um novo teste com mísseis e um novo lançamento seria realizado nos próximos dias.

Segundo as informações, o míssil a ser lançado seria de alcance internacional e teria capacidade de atingir até o Alasca.

Em 4 de julho ocorreu o último lançamento de um equipamento semelhante. Na ocasião, o teste foi bem sucedido e causou preocupação ao redor do mundo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp