Japão revisa para baixo expansão do PIB no 4º tri com consumo fraco: impacto na taxa de juros.

japao-revisa-para-baixo-expansao-do-pib-no-4o-tri-com-consumo-fraco3A-impacto-na-taxa-de-juros

O DE Japão revisa para baixo expansão do PIB no 4º tri com consumo mais fraco

O Produto Interno Bruto (PIB) teve uma expansão anualizada de 2,2% nos três meses até dezembro. A economia do Japão expandiu no quarto trimestre em um ritmo mais lento do que o relatado inicialmente, influenciada por um consumo mais fraco, mas ainda assim deve justificar novos aumentos na taxa de juros.

Ao mesmo tempo, funcionários do governo e analistas expressaram preocupação com os riscos das políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o consumo fraco afetado pelos preços mais altos. O Produto Interno Bruto (PIB) teve uma expansão anualizada de 2,2% nos três meses até dezembro, mostraram os dados revisados do Escritório do Gabinete nesta terça-feira, contra estimativa inicial de 2,8%.

Os números revisados do PIB se traduzem em uma expansão trimestral de 0,6% em termos ajustados pelos preços, em comparação com 0,7% divulgado em fevereiro. A fraqueza no consumo também foi observada nos dados de gastos das famílias, muito mais fracos do que o esperado, divulgados na terça-feira. “Não houve nenhuma mudança significativa, então não acho que isso terá qualquer impacto na mudança da percepção das pessoas sobre a economia”, disse Kazutaka Maeda, economista do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda.

“Se você olhar para o PIB por si só, não acho que isso impedirá o Banco do Japão de aumentar a taxa de juros.” O Banco do Japão aumentou a taxa de juros de curto prazo em janeiro para o maior nível em 17 anos, e o impulso do crescimento na quarta maior economia do mundo será um dos principais fatores que determinarão a rapidez com que o banco continuará a apertar a política monetária.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp