Press "Enter" to skip to content

Jataí é a cidade com maior taxa de armas por 100 mil habitantes no Brasil

Última atualização 30/06/2023 | 09:25

Localizada na Região Sudoeste do Estado de Goiás, a cidade de Jataí tem taxa de 5,2 mil armas para cada 100 mil habitantes, sendo a maior taxa entre as cidades com mais de 50 mil moradores, informou o Metrópoles.

Outras duas cidades goianas estão entre as dez com maior taxa de armas de fogo adquiridas nos últimos quatro anos. Os municípios de Mineiros e de Rio Verde, ambos localizados na Região Sul, têm taxas de 3,1 mil e 2,4 mil armas de fogo por 100 mil habitantes, respectivamente.

Perfil dos donos de armas de fogo em Jataí

Em Jataí, a maior parte das armas recadastradas foi identificada como propriedade de produtores agropecuários. Além disso, a maior parte dos donos na cidade é homem, casado e com ensino médio ou superior completo.

A cidade já estampou manchetes na imprensa envolvendo armas de fogo. Em uma dessas ocasiões, crianças e adolescentes menores de 14 anos praticaram tiro esportivo com armas de airsoft, em abril deste ano, e, em outra situação, uma diretora de escola pública postou foto ostentando um fuzil, em novembro de 2022.

No primeiro caso, o Ministério Público recomendou o fim das aulas de tiro e a professora foi afastada do cargo em razão da foto com fuzil.