Jeff Bezos viaja pela 1ª vez ao espaço em voo sem piloto

Empresário e a pessoa mais rica do mundo, Jeff Bezos decolou ao espaço na manhã desta terça-feira (20) abordo do primeiro lançamento com tripulação de sua empresa Blue Origin. Bezos foi acompanhado do seu irmão Mark e da aviadora Wally Funk, de 82 anos, a astronauta com mais idade em toda a história.

O empresário decolou às 10h12 (horário de Brasília) para a sua primeira viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22.

A viagem também contou com o primeiro cliente pago da empresa. O sortudo foi holandês Oliver Daemenen, de 18 anos, se tornando o mais jovem viajante espacial da história.

A New Shepard decolou de uma base remota localizada no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, a cerca de 40km da cidade mais próxima. Após a decolagem, o foguete decolou no espaço com uma aceleração superior a Mach 3, usando um motor de hidrogênio/oxigênio líquido sem emissão de carbono.

A missão acontece dias após um dos principais rivais de Bezon na corrida espacial cruzar a fronteira final do Planeta. Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, superou o magnata da Amazon no duelo especial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp