Press "Enter" to skip to content

Jiboia gigantesca é resgatada em frente a uma casa, em Aparecida de Goiânia

Última atualização 18/03/2022 | 13:43

Uma jiboia foi resgatada no setor Vale do Sol, em Aparecida de Goiânia. O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (17). Ao se deparar com a serpente, uma mulher acionou o Corpo de Bombeiros.

Chegando no local, a equipe encontrou a cobra de 1,5 metro na porta da casa da solicitante. Após o resgate, a jiboia foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Aparecimento de animais

Apenas este ano, os militares já realizaram 1670 resgates, em Goiás, de animais silvestres em perímetro urbano. Entre os resgatados estão, serpentes, gambás, tatus e tamanduás.

De acordo com a gerente de Proteção e Manejo da Fauna e Flora da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Isabela Saddi, o aparecimento destes animais se dá pelo crescimento do perímetro urbano.

“Capital cresce e entra em espaços que eram de mata e acaba que essas serpentes aparecem nas residências e estabelecimentos”, explicou a gerente.

Ainda segundo ela, Goiânia é a cidade mais arborizada do mundo, o que ocasiona o aparecimento de animais silvestres. E que afeta a região metropolitana.

Locais sujos atraem cobras

Saddi explica que locais com acúmulo de lixo, ferros, madeira e etc, atraem cobras e outros animais.

“As serpentes gostam de ficar escondidas, elas são animais predatórios, ou seja, vivem da caça. Locais sujos acarretam o aparecimento de roedores, e eles são a presa principal delas”, relatou a gestora.

Além das cobras, os moradores podem ser surpreendidos por outros animais silvestres. Segundo a AMMA, a maioria deles estão em busca de alimentos.

Recomendações

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), orienta que a população não tente tocar ou capturar esses animais. Caso sejam encontrados próximo a áreas verdes, a população deve deixar o animal seguir seu curso. Se o animal adentrar a uma residência ou estabelecimento, o recomendado é acionar o órgão ou o corpo de bombeiros através do telefone 161 ou 193.