Press "Enter" to skip to content

João Doria pede desculpas por declarações sobre a prisão de Lula

Última atualização 26/09/2023 | 15:16

Cinco anos depois de celebrar a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal, João Doria voltou atrás e pediu desculpas publicamente pelas declarações que fez 2018, logo após o episódio. A fala surpreendente do ex-governador ocorreu durante participação no podcast Flow News, na última sexta-feira, 22.

Imediatamente após a prisão, João Doria, então prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo paulista, expressou sua alegria nas redes sociais, escrevendo: “Esta decisão lava a alma dos bons brasileiros”. No entanto, em sua recente aparição no podcast, Doria admitiu que suas palavras foram inadequadas.

“Aquilo foi uma declaração imprópria, e eu não tenho problema em reconhecer. Isso me ajuda a ser uma pessoa melhor, mais respeitada. Eu sei pedir desculpas, sei reconhecer quando eu erro. Não foi uma declaração adequada”, afirmou.

Além disso, o empresário também se retratou por outra postagem, feita já como governador em 2019, na qual ironizou a iminente transferência de Lula para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, uma medida que acabou sendo revogada antes de ser concretizada. Doria assegurou que Lula seria “tratado como os outros presidiários” e que poderia “fazer algo que jamais fez na vida: trabalhar”.

Doria reconheceu o erro dessa declaração também: “Eu não poderia jamais confrontar a Justiça. A Justiça determinou que ele fosse mantido dentro do sistema prisional, mas aquela frase foi uma frase imprópria, inadequada, pela qual eu me desculpo, inclusive”, disse ele durante a entrevista no Flow.

João Doria, que se elegeu governador nas eleições de 2018 em uma aliança com Jair Bolsonaro, afastou-se do bolsonarismo nos anos seguintes, mantendo críticas ao petismo, numa tentativa de se posicionar como uma terceira via em meio à polarização política. No entanto, seu projeto de uma candidatura própria ao cargo de Presidente não se concretizou. Nas eleições do ano passado, Doria chegou a declarar que votaria nulo no segundo turno entre Lula e Bolsonaro.