Atacante por instinto, João Pedro teve frustração com DE em infância voltada ao futebol
Primeiros treinadores relembram começo do jogador do Chelsea nas escolinhas em Ribeirão Preto
Chelsea deve jogar com João Pedro, atacante revelado pelo Fluminense [https://s02.video.glbimg.com/x240/13740293.jpg]
A semifinal da Copa do Mundo de Clubes desta terça-feira marca um reencontro especial para João Pedro. O atacante de 23 anos, recém-contratado pelo Chelsea, enfrenta o Fluminense, clube em que foi formado e onde estreou como profissional em 2019. A partida, porém, tem outro significado para quem o viu dar os primeiros chutes em Ribeirão Preto (SP).
+ Perto do reencontro com João Pedro, veja por onde andam os jogadores da Geração de Ouro do Fluminense [https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2025/07/07/perto-do-reencontro-com-joao-pedro-veja-por-onde-andam-os-jogadores-da-geracao-de-ouro-do-fluminense.ghtml]
João nasceu na cidade do interior paulista e começou no futebol ainda criança. Alexandre Ferreira, primeiro técnico do atacante, foi quem o recebeu com apenas cinco anos, em 2006, na escolinha do Botafogo-SP. Desde cedo, diz ele, João demonstrava vocação para o esporte.
Alexandre Ferreira com João Pedro na escolinha do Botafogo-SP — Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Ferreira
Segundo ele, enquanto outras crianças se dispersavam nos treinos, João tinha um foco incomum para a idade.
>No Botafogo, a gestão não ficou com ele. Ele passou pela escolinha do DE, participou por algumas avaliações do clube, mas não passou. Em um campeonato que fomos disputar no Mato Grosso, ele fez uma partida excelente, marcou gol, e Athletico-PR e Fluminense quiseram levá-lo. A mãe dele teve coragem, foi para o Rio de Janeiro, e foi a escolha mais certa que ela fez – lembra o treinador.
João Pedro deixou Ribeirão Preto e foi para Fluminense, onde se profissionalizou — Foto: Agência Estado
Para Leandro, o mérito da ascensão de João Pedro é todo do jogador.
– A gente está ali para apoiar, mas o mérito é 100% do atleta. Eu me considero privilegiado por ter feito parte desse processo – diz.
Agora no Chelsea, João Pedro já deixou sua marca pelo clube inglês e tenta ajudar a equipe a alcançar a final da Copa do Mundo. Do outro lado, o Fluminense, onde se profissionalizou sob comando de Fernando Diniz, é adversário e parte da própria história do jogador.
– Gosto do futebol bem jogado. Se o João entrar como entrou contra o Palmeiras, vai fazer uma excelente partida. Ele tem condições – aposta Leandro.
Leandro Gomes com João Pedro: ele foi um dos primeiros técnicos do jogador — Foto: Arquivo Pessoal/Leandro Gomes
A semifinal entre Chelsea e Fluminense está marcada para esta terça-feira, às 16h, em Nova Jersey.