João Victor e Piton, formados por Carille, enfrentam Corinthians no Vasco: análise da partida

joao-victor-e-piton2C-formados-por-carille2C-enfrentam-corinthians-no-vasco3A-analise-da-partida

No Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Carille, responsável por subir dupla no Corinthians

Atletas foram alçados aos profissionais em 2019 quando o treinador comandava o time paulista

Pressão sobre Fábio Carille: podcast analisa situação do treinador no Vasco [https://s03.video.glbimg.com/x240/13487062.jpg]

Pelas coincidências do futebol, o duelo entre Corinthians e Vasco [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/] terá um significado especial para João Victor e Lucas Piton. A dupla retorna a Itaquera sob o comando de Fábio Carille, responsável por alçar ambos os atletas ao time profissional do Timão, quando ainda formavam as categorias de base do clube, em 2019.

O lateral-esquerdo subiu para o time principal do Corinthians após a Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano. Com Carille, Lucas Piton foi relacionado para sete partidas em 2019, mas não chegou a entrar em campo.

Fábio Carille com Lucas Piton, após trote do time profissional — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Sua estreia profissional aconteceu somente na última rodada do Brasileirão, contra o Fluminense, em dezembro, mas o treinador já não fazia parte da comissão técnica do Timão. Mesmo sem ter atuado com Carille nos tempos de Corinthians, o lateral revelou grande gratidão ao comandante, em entrevista feita ao ge no fim do ano passado [https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2024/12/28/lucas-piton-cita-gratidao-por-carille-antes-de-reencontro-no-vasco-me-ensinou-muito.ghtml].

Em 2025, Piton segue como titular absoluto do lado esquerdo defensivo do Vasco e é um dos nomes mais utilizados por Fábio Carille. São 14 jogos, 13 como titular, com duas assistências até aqui em 2025.

Lucas Piton em partida do Vasco contra o Madureira — Foto: Antonio Pereira/AGIF

O mesmo caso aconteceu com João Victor. O defensor foi integrado ao grupo profissional durante a pré-temporada de 2019 com o Corinthians e ficou no banco de reservas no primeiro jogo do ano, um amistoso contra o Santos. Depois, foi relacionado por Carille para o seu primeiro jogo oficial do time principal curiosamente contra o Vasco, na terceira rodada do Brasileirão daquele ano.

Zagueiro João Victor durante treino do Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag Corinthians

Pelo Vasco, João Victor também se consolidou como titular do sistema defensivo de Fábio Carille e já atuou em 13 partidas, todas entre os onze iniciais, com o treinador. São 1.276 minutos em campo.

Agora, a dupla reencontrará o seu clube de formação sob o comando do treinador que deu as primeiras oportunidades entre os relacionados no time principal. A bola rola às 18h30 deste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Brasileirão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp