Jogador denuncia injúria racial em jogo de futebol no RS: caso no Dia da Consciência Negra

jogador-denuncia-injuria-racial-em-jogo-de-futebol-no-rs3A-caso-no-dia-da-consciencia-negra

Jogador de clube de futebol do RS denuncia injúria racial por parte de torcedor do time adversário após partida no Dia da Consciência Negra

Atleta do Sport Clube Gaúcho registrou boletim de ocorrência nesta quinta-feira (20). O caso aconteceu após o primeiro jogo da semifinal da Copa FGF.

O jogador do Sport Clube Gaúcho Luiz Fernando registrou boletim de ocorrência após alegar ter sido vítima de injúria racial no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O episódio ocorreu nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, logo após o encerramento da partida contra o Brasil de Pelotas, quando um torcedor do time da casa teria proferido falas racistas ao zagueiro.

Segundo a assessoria do Gaúcho, o zagueiro teria sido ofendido enquanto se dirigia ao túnel de acesso aos vestiários. Um torcedor do time da casa teria gritado: “Seu negão de merda, seu lixo”.

Após o ocorrido, Luiz Fernando procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas para formalizar a denúncia.

Em nota, o Gaúcho repudiou as ofensas e declarou apoio ao atleta. O Brasil de Pelotas informou que tomou conhecimento do caso e está adotando medidas para apurar os fatos, reforçando que não compactua com atos de injúria racial ou discriminação.

O Sport Clube Gaúcho vem a público manifestar seu mais firme e absoluto repúdio ao episódio de injúria racial cometido contra o nosso zagueiro Luiz Fernando, que ocorreu no Estádio Bento Freitas, após o jogo de ida da semifinal da Copa FGF.

Ressaltamos que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer dia, mas sua ocorrência justamente no Dia da Consciência Negra torna o fato ainda mais grave, simbólico e doloroso. O Gaúcho reafirma seu compromisso permanente com a promoção do respeito, da igualdade e da dignidade humana. Racismo é crime e deve ser enfrentado com seriedade e firmeza.

Prestamos total solidariedade ao atleta atingido e reforçamos que não toleraremos qualquer forma de preconceito. O clube Brasil de Pelotas também se manifestou, afirmando não compactuar com qualquer ato de injúria racial ou discriminação, e que está apurando internamente o caso.

Em um momento em que a sociedade busca cada vez mais a igualdade e o respeito, casos como esse reforçam a importância do combate ao racismo em todas as suas formas. É preciso que atitudes como essa sejam repudiadas e punidas, garantindo um ambiente esportivo e social mais justo e inclusivo para todos os indivíduos. O jogador Luiz Fernando, ao denunciar o caso, mostra coragem e determinação em enfrentar o preconceito e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp