Press "Enter" to skip to content

Jogadora da Espanha é beijada a força durante comemoração da Copa do Mundo

Última atualização 21/08/2023 | 11:06

Depois de bater 1 a 0 contra a Inglaterra e se tornarem campeãs da Copa do Mundo, uma situação incômoda chamou a atenção durante a premiação final. A jogadora Jenni Hermoso recebeu um beijo a força de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol. Situação chamou a atenção de todos os internautas.

“É, mas eu não gostei”, disse a jogadora após a comemoração.

Hermoso atuou durante todo o jogo e chegou a perder um pênalti, que daria mais vantagem no placar para as espanholas. No final da partida, ela apareceu emocionada. “É uma das melhores sensações da minha vida. Estou muito emocionada e dedico a todos que vieram ao jogo, às famílias…’’ disse.

Na Espanha é comum comprimentos com dois ou três beijos no rosto. No entanto, a cena acabou sendo criticada como sexista por deputados espanhóis, que apontaram possíveis enquadramento no crime de assédio sexual.

A deputada e porta-voz do partido Sumar Marta Lois considerou o ato de Rubiales ‘’intolerável’’ e ‘’machista’’.

“Esse tipo de comportamento machista em relação à jogadora espanhola Jennifer Hermoso é intolerável. O Sr. Rubiales deveria renunciar. Uma pena”, disse ela nas redes sociais.

O ministro dos Esportes e da Cultura, Miquel Iceta, afirmou que Rubiales deve se explicar e pedir desculpas publicamente pela comemoração. “Vivemos um momento de igualdade, direitos e respeito às mulheres. Todos nós temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e ações. Acho inaceitável beijar uma jogadora na boca para parabenizá-la’’, destacou.

Já a ministra de Igualdade, Irene Montero, destacou que ‘’não devemos assumir que dar um beijo sem consentimento é algo ‘que acontece’, e que o beijo forçado são uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem todos os dias e que não podemos normalizar”.

Envolvidos na comemoração

Em um vídeo gravado no vestiário, Jenni Hermoso pareceu fazer piada com a situação da comemoração e isentou Rubiales. “Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria que dá conquistar uma Copa do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós tem sido nota 10 e foi um gesto natural de carinho e gratidão”, disse ela, em declarações fornecidas pela Federação.

Já a presidente da Federação, Salma Paralluelo postou um story no Instagram onde anuncia que as jogadoras farão uma viagem até Ibiza e “lá vamos celebrar o casamento de Jenni e Luis Rubiales”, disparou.