Vídeo: Jogadores brasileiros querem deixar Ucrânia após ataques e pedem ajuda

Jogadores brasileiros pedem ajuda para deixarem Ucrânia após ataques

Em um vídeo publicado nas redes sociais, jogadores brasileiros que atuam no futebol ucraniano pediram ajuda ao governo do Brasil para sair da Ucrânia após o início da invasão da Rússia.

No grupo, estão jogadores do Shaktar Donetsk, time que atualmente tem 12 brasileiros no elenco, e do Dynamo de Kiev, que tem dois brasileiros. Os atletas estão reunidos com suas famílias em um hotel na capital ucraniana.

No vídeo é possível ver que estão no grupo de jogadores que pedem ajuda o atacante David Neres e o lateral-esquerdo Ismaily, ambos com passagens pela seleção brasileira.

“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que ele possa nos ajudar. E espero que vocês possam nos ajudar promovendo esse vídeo pra que ele possa alcançar o maior número de pessoas possível”, declarou Marlon, zagueiro de 26 anos, e ex-jogador do Fluminense.

Segundo os jogadores, os clubes de futebol ucranianos não esperavam o ataque, pois acreditavam que eles fossem acontecer apenas nas fronteiras  do país. Os clubes ainda não não se posicionaram sobre a situação de seus atletas estrangeiros, que, na maior parte, estão com familiares em hotéis ou bunkers.

Assista ao vídeo dos jogadores:

Comunicado do embaixador brasileiro

Após a repercussão do vídeo de jogadores brasileiros pedindo ajuda ao governo, o embaixador do Brasil em Kiev, Norton Rapesta, afirmou que os jogadores brasileiros serão evacuados das regiões da Ucrânia afetadas pelo conflito com a Rússia.

No comunicado enviado a rede de televisão BBC, o embaixador brasileiro afirmou que irá evacuar todos os jogadores de futebol brasileiro, além de todos os cidadãos brasileiros que quiserem ser evacuados. Norton Rapesta não deu detalhes de como será feita a evacuação, mas que ela acontecerá.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedores jogam cabeça de porco em jogo de Corinthians x Palmeiras

Durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, um incidente chocante marcou o jogo. Torcedores do Corinthians lançaram uma cabeça de porco no campo, gerando grande controvérsia e indignação.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu começou antes do início do jogo, quando a cabeça de porco foi arremessada por um homem em uma sacola por cima das grandes do setor sul.

A Polícia Civil solicitou ao Corinthians o acesso às imagens da câmera de segurança para identificar todos os responsáveis pelo ato. Dois torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e, após depoimentos, foi proposto uma transação penal no valor de R$ 4 mil ao Ministério Público, mas eles não aceitaram e negaram ter participado do ato.

Um dos suspeitos da provocação foi identificado como Rafael Modilhane, que teria comprado e arquitetado o ataque ao time rival. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o torcedor comprou o item em um açougue e mencionou o plano para jogar a cabeça no gramado.

“Sabe aquela cabeça de porco que postei mais cedo? Vocês vão ver o que vai acontecer com ela. A gente é louco mesmo. Se for para mexer com o psicológico de vocês [jogadores], nós vamos mexer.”, afirmou Modilhane.

Confira o vídeo:

Pelo artigo 201 da nova Lei Geral do Esporte, os torcedores envolvidos podem responder por “promover tumulto, praticar, incitar a violência e invadir local restrito aos competidores, com possível penas de até seis meses de prisão ou multa”. Cabe agora a decisão do Ministério Público se a denúncia será realizada ou voltará ao Drade para novas investigações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp