Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Jogadores brasileiros querem deixar Ucrânia após ataques e pedem ajuda

Última atualização 24/02/2022 | 15:51

Em um vídeo publicado nas redes sociais, jogadores brasileiros que atuam no futebol ucraniano pediram ajuda ao governo do Brasil para sair da Ucrânia após o início da invasão da Rússia.

No grupo, estão jogadores do Shaktar Donetsk, time que atualmente tem 12 brasileiros no elenco, e do Dynamo de Kiev, que tem dois brasileiros. Os atletas estão reunidos com suas famílias em um hotel na capital ucraniana.

No vídeo é possível ver que estão no grupo de jogadores que pedem ajuda o atacante David Neres e o lateral-esquerdo Ismaily, ambos com passagens pela seleção brasileira.

“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que ele possa nos ajudar. E espero que vocês possam nos ajudar promovendo esse vídeo pra que ele possa alcançar o maior número de pessoas possível”, declarou Marlon, zagueiro de 26 anos, e ex-jogador do Fluminense.

Segundo os jogadores, os clubes de futebol ucranianos não esperavam o ataque, pois acreditavam que eles fossem acontecer apenas nas fronteiras  do país. Os clubes ainda não não se posicionaram sobre a situação de seus atletas estrangeiros, que, na maior parte, estão com familiares em hotéis ou bunkers.

Assista ao vídeo dos jogadores:

Comunicado do embaixador brasileiro

Após a repercussão do vídeo de jogadores brasileiros pedindo ajuda ao governo, o embaixador do Brasil em Kiev, Norton Rapesta, afirmou que os jogadores brasileiros serão evacuados das regiões da Ucrânia afetadas pelo conflito com a Rússia.

No comunicado enviado a rede de televisão BBC, o embaixador brasileiro afirmou que irá evacuar todos os jogadores de futebol brasileiro, além de todos os cidadãos brasileiros que quiserem ser evacuados. Norton Rapesta não deu detalhes de como será feita a evacuação, mas que ela acontecerá.