Dois jogadores que atuam no futebol brasileiro enfrentam dificuldades para retornar ao país após o período de férias e devem se atrasar na reapresentação aos seus clubes por problemas distintos na Venezuela. O meia-atacante Savarino, do Botafogo, e o volante José Martínez, do Corinthians, permanecem em território venezuelano e ainda não têm data definida para voltar ao Brasil.
No Botafogo, Savarino não conseguiu retornar para a reapresentação marcada para este domingo, 4, em General Severiano, por conta da instabilidade política no país. De acordo com o jornal espanhol Diario AS, o jogador está impedido de sair da Venezuela em meio a ataques e à interferência dos Estados Unidos, além da detenção de Nicolás Maduro. O atleta passava férias no país natal e deve se apresentar ao clube apenas quando a situação se normalizar. Segundo informações preliminares, Savarino está bem e permanece com a esposa e os filhos. Em 2025, ele disputou 48 partidas pelo Glorioso, com seis gols e sete assistências.
Situação diferente vive José Martínez, do Corinthians. O volante também não se reapresentou ao clube neste sábado, 3, por problemas relacionados ao passaporte. Segundo o Timão, o jogador precisou reemitir o documento, mas o prazo estimado é de cerca de seis meses, o que inviabiliza, inclusive, sua participação em competições internacionais no primeiro semestre de 2026. Por isso, Martínez retornou à Venezuela no fim de 2025 e segue impossibilitado de voltar ao Brasil até a conclusão do processo. O clube afirma acompanhar o caso de perto. Na última temporada, o volante atuou em 52 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências, além de participar da final da Copa do Brasil vencida pelo Corinthians contra o Vasco.




