Press "Enter" to skip to content

John Madden, um dos maiores nomes da história da NFL, morre aos 85 anos

Aos 85 anos de idade, morreu John Madden, um dos maiores nomes da história da National Football League (NFL). Campeão do Super Bowl XI como treinador do Oakland Raiders, foi técnico do time durante dez temporadas antes de mudar de carreira para ser comentarista. Foi um dos grandes expoentes na difusão do futebol americano nos EUA, entrando no Hall da Fama da liga em 2006. Além disso, ele também deu nome ao principal game do gênero.

Quem foi John Madden?

John Madden tentou primeiramente ser jogador de futebol americano. Chegou a ser selecionado pelo Philadelphia Eagles em 1958, mas sofreu uma lesão grave no joelho e precisou escolher um outro ramo. Desta forma, começou a estudar mais a respeito do esporte e se tornou assistente técnico e coordenador defensivo. Depois de dois anos treinando os linebackers do Oakland Raiders, hoje chamado de Las Vegas Raiders, John Madden ocupou o posto de head coach da equipe.

Em sua primeira temporada no comando dos Raiders, liderou o time rumo à final de conferência, mas perdeu para o Kansas City Chiefs. Depois de bater na trave em mais de uma ocasião, alcançou o Super Bowl em 1976, quando Oakland derrotou o Minnesota Vikings por 32×14 para ficar com o título. John Madden foi técnico da franquia entre 1969 e 1978, ficando de fora dos playoffs em apenas duas oportunidades, e jamais terminando uma temporada com campanha negativa.

Depois de se aposentar como treinador, John Madden passou a ser comentarista e se tornou um dos mais influentes da área. Trabalhando nos principais veículos de comunicação dos EUA, ele foi responsável por analisar as partidas de maneira mais acessível ao público, revolucionando as transmissões de futebol americano. Além disso, ele foi o narrador do “Madden”, um jogo de videogame de futebol americano que teve seu primeiro lançamento em 1988. O game é o principal título do gênero até os dias de hoje.

A causa da morte de John Madden não foi divulgada; o comunicado da NFL disse apenas que ele morreu inesperadamente. Após o seu falecimento, franquias, jogadores e celebridades prestaram homenagens ao profissional, até mesmo durante um duelo da NBA.