Operação Jorginho: volante vira peça-chave de Filipe Luís e ganha atenção especial para Flamengo x Grêmio
A presença do volante na partida deste domingo será informada pelo clube horas antes do jogo. Jogos decisivos em setembro pesam para preservá-lo após desconforto muscular.
Jorginho conquistou espaço e se consolidou no meio-campo do Flamengo desde que chegou. No entanto, o volante pode ser desfalque neste domingo contra o Grêmio. Ele sentiu desconforto muscular, não treinou com o grupo e, por precaução, tem grande chance de ficar fora.
Sem lesão diagnosticada, Jorginho fez tratamento na última semana após sentir dores após a partida contra o Vitória. Foi realizado controle de carga nos treinamentos, e ele participou somente neste sábado, fazendo atividades com a fisioterapia e separado do elenco.
Clinicamente o jogador está bem, mas a chance de não ser confirmado na lista de relacionados é alta. Se for para o jogo, a tendência é um controle de tempo em campo. Caso não jogue, a decisão visa a sequência de jogos do mês de setembro, quando o Flamengo decidirá a vaga para a semifinal da Libertadores.
O período de Data Fifa é visto com bons olhos para recuperar o volante 100% novamente e reduzir ao máximo o risco de lesão, que no momento é considerado alto devido ao índice de desgaste físico após a sequência de jogos. O Rubro-Negro volta a jogar contra o Juventude, no dia 14.
Desde que chegou ao Flamengo, Jorginho já emplacou sua melhor sequência como titular desde junho de 2024. O volante começou jogando por seis partidas seguidas, em julho. Ele fez a sequência nos jogos contra o Bayern, São Paulo, Santos, Fluminense, Bragantino e Atlético-MG.
Essa sequência foi interrompida com as modificações de Filipe Luís no time que enfrentou o Atlético-MG na Copa do Brasil. Na ocasião, o volante ficou no banco e não entrou em campo. Jorginho chegou a emplacar quatro jogos consecutivos recentemente: Internacional (3x) e Vitória.
A última vez que Jorginho fez uma sequência de jogos desse nível foi entre fevereiro e março de 2024, quando fez quatro partidas seguidas como titular pelo Arsenal. No mesmo ano, em junho, fez cinco jogos seguidos pela seleção da Itália. Em sua última temporada na Europa, o volante foi titular em 15 oportunidades, mas nenhuma partida em sequência pelo Arsenal.