Jornada Lixo Zero troca recicláveis por descontos em comércios

Jornada Lixo Zero troca lixo reciclável por descontos em diversos comércios

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) lançou, nesta semana, a Campanha Jornada Lixo Zero, elaborada e realizada pelo Movimento Lixo Zero Goiás. Com a proposta de mudar os modos de vida e estimular práticas sustentáveis na população, a campanha consiste em disponibilizar pontos de coleta de lixo reciclável em praças públicas de Goiânia.

Atualmente, conforme informações do MPGO, a campanha é realizada com base em um sistema de pontuação, estilo “cash for trash” (dinheiro por lixo). Dessa forma, os goianienses podem trocar lixo reciclável por pontos em um aplicativo e utilizá-los para recorrer a descontos em vários produtos e serviços parceiros da plataforma so+ma. Para quem não tiver interesse em ter descontos, é possível trocar seus recicláveis por frutas e verduras.

Os pontos de coleta de lixo reciclável estarão em locais diferentes da cidade, entre os meses de junho e dezembro de 2023, e ainda conta com diversos eventos. Em setembro, a campanha organiza a Ação Acidente do Césio 137 e o Dia Mundial da Limpeza, e em outubro, 7ª Semana Lixo Zero Goiânia.

Movimento Lixo Zero existe desde 2016

O Movimento Lixo Zero iniciou suas atividades em 2016 e, desde seu início, já contava com o apoio do Ministério Público para realizar ações voltadas para educação ambiental e para valorização dos catadores e catadoras de recicláveis. Diante do desafio de reduzir o lixo reciclável na cidade, a Jornada Lixo Zero foi criada, em 2021, como uma medida para cumprir, em Goiás, a Agenda 2023, da Organização das Nações Unidas(ONU).

Durante o lançamento da campanha no Ministério Público, a coordenadora-geral do movimento, Raquel Pires Sales, afirmou que as edições anteriores da Campanha Jornada Lixo Zero ultrapassaram 50 toneladas de lixo reciclável nos dez municípios em que atua. Atualmente, o Movimento que Raquel coordena oferece orientação para gestão de resíduos, drive-thru Lixo Zero, plano de gerenciamento de resíduos lixo zero, palestras, oficinas, projetos, formações, assessoria e consultoria em sustentabilidade, eco pontos, promoção de eventos diversos.

Confira abaixo os pontos de coleta e drive-thru marcados para até o final do ano:

Junho
17, 18, 24 e 25 – Drive-Thru Portal Shopping

Julho
01 – Drive-Thru Portal Shopping
08, 15, 22 e 29 – Drive-Thru – Praça do Berimbau

Agosto
05, 12, 19 e 26 – Drive-Thru – Praça Morada do Sol

Setembro
02, 23 e 30 – Drive-Thru – Praça Campininha das Flores
13 – Ação Acidente do Césio 137
16 – Dia Mundial da Limpeza

Outubro
07 – Drive-Thru – Praça Universitária
25 a 31 – 7ª Semana Lixo Zero Goiânia/ 2ª Semana Lixo Zero Goiás

Novembro
04, 11, 18 e 25 – Drive-Thru – Praça George Washington

Dezembro
02 e 09 – Drive-Thru – Praça Universitária
12 – Encerramento

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos