Press "Enter" to skip to content

Jornada Lixo Zero troca recicláveis por descontos em comércios

Última atualização 09/06/2023 | 10:54

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) lançou, nesta semana, a Campanha Jornada Lixo Zero, elaborada e realizada pelo Movimento Lixo Zero Goiás. Com a proposta de mudar os modos de vida e estimular práticas sustentáveis na população, a campanha consiste em disponibilizar pontos de coleta de lixo reciclável em praças públicas de Goiânia.

Atualmente, conforme informações do MPGO, a campanha é realizada com base em um sistema de pontuação, estilo “cash for trash” (dinheiro por lixo). Dessa forma, os goianienses podem trocar lixo reciclável por pontos em um aplicativo e utilizá-los para recorrer a descontos em vários produtos e serviços parceiros da plataforma so+ma. Para quem não tiver interesse em ter descontos, é possível trocar seus recicláveis por frutas e verduras.

Os pontos de coleta de lixo reciclável estarão em locais diferentes da cidade, entre os meses de junho e dezembro de 2023, e ainda conta com diversos eventos. Em setembro, a campanha organiza a Ação Acidente do Césio 137 e o Dia Mundial da Limpeza, e em outubro, 7ª Semana Lixo Zero Goiânia.

Movimento Lixo Zero existe desde 2016

O Movimento Lixo Zero iniciou suas atividades em 2016 e, desde seu início, já contava com o apoio do Ministério Público para realizar ações voltadas para educação ambiental e para valorização dos catadores e catadoras de recicláveis. Diante do desafio de reduzir o lixo reciclável na cidade, a Jornada Lixo Zero foi criada, em 2021, como uma medida para cumprir, em Goiás, a Agenda 2023, da Organização das Nações Unidas(ONU).

Durante o lançamento da campanha no Ministério Público, a coordenadora-geral do movimento, Raquel Pires Sales, afirmou que as edições anteriores da Campanha Jornada Lixo Zero ultrapassaram 50 toneladas de lixo reciclável nos dez municípios em que atua. Atualmente, o Movimento que Raquel coordena oferece orientação para gestão de resíduos, drive-thru Lixo Zero, plano de gerenciamento de resíduos lixo zero, palestras, oficinas, projetos, formações, assessoria e consultoria em sustentabilidade, eco pontos, promoção de eventos diversos.

Confira abaixo os pontos de coleta e drive-thru marcados para até o final do ano:

Junho
17, 18, 24 e 25 – Drive-Thru Portal Shopping

Julho
01 – Drive-Thru Portal Shopping
08, 15, 22 e 29 – Drive-Thru – Praça do Berimbau

Agosto
05, 12, 19 e 26 – Drive-Thru – Praça Morada do Sol

Setembro
02, 23 e 30 – Drive-Thru – Praça Campininha das Flores
13 – Ação Acidente do Césio 137
16 – Dia Mundial da Limpeza

Outubro
07 – Drive-Thru – Praça Universitária
25 a 31 – 7ª Semana Lixo Zero Goiânia/ 2ª Semana Lixo Zero Goiás

Novembro
04, 11, 18 e 25 – Drive-Thru – Praça George Washington

Dezembro
02 e 09 – Drive-Thru – Praça Universitária
12 – Encerramento