Jornalista do Paraná lê Oração Universal no funeral de Papa Francisco: ‘Momento Especial’

jornalista-do-parana-le-oracao-universal-no-funeral-de-papa-francisco3A-momento-especial

Jornalista do Paraná foi escolhida para ler Oração Universal em português durante funeral do papa Francisco: ‘Momento muito especial’

Bianca Fraccalvieri cresceu no norte do Paraná e se formou em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, ela é coordenadora das redes sociais do Vaticano.

A Oração Universal foi lida em seis línguas diferentes durante a missa de funeral do papa Francisco, no último sábado (26). Quem foi responsável por fazer a leitura em português foi a brasileira Bianca Fraccalvieri, que é jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

> “Foi um momento para não só expressar a nossa fé em língua portuguesa, mas o amor do papa Francisco em língua portuguesa. Foi muito especial”, contou a jornalista.

Apesar de ter nascido em São Bernardo do Campo, Bianca viveu boa parte da vida no norte do Paraná. Depois de se formar no curso de Jornalismo, ela foi trabalhar no site de notícias do Vaticano, ainda durante o pontificado do papa João Paulo II.

“Ainda não existia rede social naquela época. Isso começou com o papa Bento XVI. Mas, com o papa Francisco, teve um impulso bem forte porque ele era muito comunicativo. Com ele, as redes cresceram a ponto de uma parte da redação se dedicar a desempenhar essa missão”, explicou Bianca.

Atualmente, a jornalista é coordenadora das redes sociais do Vaticano. Ela também estava à frente de uma equipe de brasileiros que se dedicou aos detalhes finais do funeral do papa.

Ela conviveu por muitos anos com Francisco e, durante esse período, frequentemente era convidada por ele para fazer leituras religiosas nos encontros semanais do papa com funcionários do Vaticano. Por já estar acostumada a ler diante do papa, Bianca disse que ficou surpresa com a visibilidade que a leitura da Oração Universal feita por ela.

A jornalista explicou que quando recebeu o convite para fazer a leitura, não chegou a revelar a novidade para nenhum amigo, nem mesmo para os pais, que ainda moram em Londrina.

As oportunidades de se encontrar pessoalmente com o pontífice só fizeram com que a admiração por ele aumentasse ao longo dos anos.

> “Foi uma emoção participar do último rito antes do sepultamento. Pra mim foi fechar com chave de ouro esse pontificado. Foi muito especial, porque acompanhei todo o pontificado do papa Francisco, e com muito amor e uma ligação muito profunda”, afirmou Bianca.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp