Press "Enter" to skip to content

Jornalista negro da Globo é xingado de “preto desgraçado”

Última atualização 15/11/2022 | 12:33

O jornalista da TV Globo Brasília, Fred Ferreira, denunciou à polícia um caso de racismo sofrido pela internet. Um homem escreveu no Instagram do apresentador xingamentos como “preto desgraçado”. 

 

O caso está sendo investigado pela delegacia especializada e, segundo o repórter, os agentes já sabem quem é o autor. O mesmo suspeito teria enviado mensagens constrangedoras a outros colegas da equipe de televisão.

 

“Isso foi na quinta-feira. Descobri na sexta. Fiquei o fim de semana inteiro pensando no que fazer. Nem deveria pensar porque a questão era óbvia: DENUNCIAR. A gente fica meio incrédulo, em choque”, publicou também pela internet.

 

Fred diz que o homem deve responder criminalmente por calúnia e injúria racial. No desabafo pela rede social, ele destacou que a internet não é terra sem lei e espera que o autor seja punido. 

 

Os colegas jornalistas da TV Globo prestaram solidariedade a Fred. “Espero que a polícia tome providências logo”, afirmou Giuliana Morrone. “Racismo é crime. Fique bem”, desejou Camila Bonfim, enquanto Marcelo Chaves declarou esperar “o peso da lei para quem praticou tal absurdo”.

 

Dizer, propagar e divulgar de forma mentirosa que alguém cometeu crime é considerado calúnia pelo Código Penal. A pena é detenção de seis meses a dois anos e multa. Já a injúria racial é a ofensa à dignidade de alguém pela  raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. A legislação pune com  reclusão de um a seis meses ou multa e pode ser aumentada para um a três anos de reclusão.