Nesta manhã, 15, Orlando Duarte, ex-jornalista esportivo, morreu aos 88 anos. A informação foi confirmada por Milton Neves, blogueiro do UOL Esporte. Ele participou da cobertura de mais de dez Copas do Mundo e morreu em razão da Covid-19. Ele contraiu a doença há três semanas e estava hospitalizado desde então. Duarte também sofria com o Mal de Alzheimer desde 2018.
Na TV, passou por Globo, SBT, Band e Cultura, na última sendo diretor. Em entrevista a UOL ano passado, a esposa de Orlando, Conceição Duarte, falou sobre o drama do Alzheimer do marido. Ela era a responsável por escrever nas redes sociais do jornalista, que escreveu mais de 30 livros ao longo da carreira.
“Da Copa do Mundo para cá ele se desligou bastante do futebol. Eu pergunto e ele não responde, não sabe quem ganhou. Então não seria justo eu escrever e as pessoas pensarem: ‘se ele está com raciocínio lógico, por que não está trabalhando?’. Aí comecei a não dormir, fiquei preocupada e concluí que precisava contar [sobre o Alzheimer]. Era 1h e resolvi escrever e falar, porque pessoas ligaram no aniversário dele e eu disse que estava doente. Mas se está doente, melhora, né? Não é o caso. Essa experiência é dolorida porque não tem volta”, disse Conceição.