Jornalistas acusados por injúria racial são indiciados em Goiânia

A Polícia Civil indiciou por injúria racial o narrador esportivo Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva, que chamara o cabelo Black Power do jogador Celsinho, do Londrina, de “Imundo” e “Pesado” durante uma transmissão em uma rádio de Goiânia.

O delegado que investiga o caso disse que eles foram indiciados com agravamento de pena, por terem feito comentários em um veículo que facilitou a divulgação.

Os dois jornalista, que foram afastados da Rádio Bandeirantes, pediram desculpas ao jogador e ao clube paranaense. Eles disseram que fizeram comentários infelizes durante a partida, que foi realizada em 17 de julho. Em seus depoimentos os jornalistas afirmaram que não tiveram intenção de ofender o jogador.

O meia do londrina registrou um boletim de ocorrência contra os jornalistas, na 2° DP da cidade. O procedimento veio para a Polícia Civil de Goiás, no dia 5 de agosto. Na segunda-feira (13), o delegado do Grupo Especializado no Atendimento ás Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), concluiu o inquérito e o encaminhou para o Poder Judiciário nesta terça-feira (14).

“A Polícia Civil concluiu que ambos praticaram o crime de injúria racial com agravamento de pena, por terem feito comentários por um meio que facilitou a divulgação e também porque, depois, um dos autores postou no próprio Twitter a transmissão do jogo, então há agravamento pela divulgação do conteúdo”, disse o delegado.

O delegado também informou que ambos os jornalistas respondem em liberdade pelo crime, mas se forem condenados, eles poderão cumprir de um a três anos de reclusão, podendo a pena ser triplicada devido os agravamentos.

O Londrina Esporte Clube se manifestou em nota de repúdio às declarações, após o jogo. O clube afirmou ser “inadmissível e lamentável que tais comunicadores, formados de opinião, propagem atos racistas”. O meia do Londrina já jogou pelo futebol goiano e defendeu o Vila Nova em campo, até março do ano passado.

A Rádio Bandeirantes disse em comunicado, que repudia veementemente “qualquer ato que possua cunho ou menção racista a qualquer pessoa” e solicitou de imediato a rescisão contratual dos jornalistas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos