Press "Enter" to skip to content

José de Abreu é acusado de homofobia após declaração sobre Eduardo Leite

Última atualização 03/01/2023 | 11:35

O ator global José de Abreu recebeu uma acusação de homofobia por parte do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No último domingo, 1º, o artista publicou nas redes sociais que não consegue entender “gay de direita”, fazendo referência ao governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A sigla do parlamentar rebateu e criticou a declaração.

A declaração de José de Abreu e a resposta do PSDB

Para que se entenda melhor o contexto, Eduardo Leite foi reeleito como governador do Rio Grande do Sul, sendo o primeiro declaradamente gay da história do Brasil. O partido ao qual é filiado, o PSDB, é considerado de centro-direita.

No dia 1º de janeiro, o governador tomou posse e agradeceu ao namorado Thalis Bolzan. Em sua fala, inclusive, ele destacou que o Rio Grande do Sul pode não ter uma primeira-dama, mas tem alguém “de verdade”. A atriz e diretora Mika Lins republicou a postagem da jornalista Kelly Matos, contendo o vídeo com o discurso de Eduardo Leite, ressaltando a importância do momento.

Foi então que José de Abreu republicou a postagem de Mika Lins, dizendo que nunca entenderia um gay de direita e que achava um contrasenso. O PSDB respondeu, dizendo que “homofobia é crime”. Apesar disso, o partido não pretende tomar medidas jurídicas a respeito do caso, pelo menos não no momento.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declaradamente de direita, já fez diversas declarações contra as minorias. “Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí”, disse em uma entrevista à Playboy. “Se eu quero contratar um motorista para levar o meu filho no Ensino Fundamental. Se eu perceber que ele é homossexual, eu vou contratá-lo? É um direito meu”, questionou em outra ocasião.