O governador José Eliton anunciou, na tarde desta terça-feira, 19, no Salão Verde, do Palácio das Esmeraldas, o pagamento do piso nacional dos professores a partir da folha de agosto, beneficiando 20.170 educadores da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A ação integra medidas do programa +Educação, lançado pelo governador José Eliton, em abril de 2018.
Ele informou que o reajuste será retroativo ao mês de janeiro de 2018 para professores dos níveis I e II; e a partir de julho próximo para os de níveis III e IV. Nos dois casos, os valores resultantes da diferença serão pagos, de forma parcelada, até o mês de dezembro.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego), Bia de Lima, comemorou o reajuste e agradeceu a sensibilidade do governador José Eliton à demanda da categoria. “É crucial a valorização salarial dos professores, que reflete diretamente na qualidade de ensino das escolas públicas”, disse.
José Eliton disse que estava muito feliz em poder dar essa notícia aos professores: “Depois de muito diálogo entres as secretárias de Educação, da Fazenda e o Sintego, conseguimos anunciar o pagamento do piso aos professores, sem colocar em risco a saúde financeira do Estado”.
O governador José Eliton também determinou às secretárias de Educação, Cultura e Esporte e da Fazenda, que, junto com o Sintego, estudem a possibilidade de estender aos servidores administrativos um reajuste salarial. “Vamos lutar para atender tanto a demanda dos servidores administrativos, quanto dos servidores inativos da Educação”, garantiu o governador.