José Mourinho é acusado de racismo após comparar jogadores a macacos
Treinador do Fenerbahçe deu declaração após o clássico contra o Galatasaray
nessa segunda-feira (24/2). O clube registrará denúncia formal
O técnico português José Mourinho, do Fenerbahçe, foi acusado de racismo depois de se referir aos jogadores reservas do Galatasaray como macacos. A fala foi feita pelo treinador após o clássico entre as duas equipes nessa segunda-feira (24/2), pelo Campeonato Turco.
A declaração de Mourinho ocorreu durante a coletiva de imprensa. Durante sua fala, o treinador fez duras críticas ao time adversário e afirmou que a equipe adotou estratégias desonestas.
“Se fosse um árbitro turco, depois do mergulho no primeiro minuto… E o banco deles, pulando como macacos, em cima do garoto… Se fosse um árbitro turco, você teria um cartão amarelo com um minuto, e depois com cinco minutos eu teria que substituí-lo”, declarou o português.
“O objetivo do Galatasaray era forçar um cartão amarelo para um jogador de 18 anos já no 20º segundo. Eles são muito fortes nesse tipo de estratégia desonesta. Se fosse um árbitro turco, Yusuf teria sido advertido imediatamente”, completou José Mourinho.
O Galatasaray emitiu uma nota nas redes sociais denunciando a declaração de Mourinho. O clube destacou que o treinador tem feito repetidas falas depreciativas contra o povo turco. A nota ainda revela que o clube fará uma denúncia formal no Ministério Público, além de notificar a Uefa e a Fifa.
“O técnico do Fenerbahçe, José Mourinho, tem usado regularmente palavras depreciativas contra o povo turco desde que chegou ao país. Agora, ele adicionou uma retórica desumana às suas declarações imorais. Informamos que entraremos com uma queixa criminal no Ministério Público e apresentaremos uma denúncia à UEFA e à FIFA por suas falas racistas”, diz o comunicado.
O clássico entre as equipes terminou empatado sem gols. Se você quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular, entre no canal de esportes do DE no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do DE no Instagram!