Press "Enter" to skip to content

Jovem britânico morre após ser internado com crise de sinusite

Última atualização 06/07/2023 | 07:55

Um jovem britânico morreu três semanas após ter sido internado para tratar uma crise de sinusite no Reino Unido. Harvey Edwards, de apenas 19 anos de idade, estava com um quadro tão grave que foi levado ao coma induzido para aliviar a pressão no cérebro exercida pela inflamação

Harvey começou a sentir dores no rosto e dificuldade para respirar no início de junho. Ele começou a tratar a infecção em casa com antibióticos, porém apresentou uma piora rápida nos sintomas. Em seguida, foi internado e, através de exames de imagem, aparecerem danos graves ao cérebro do paciente e para aliviar a pressão craniana foi necessário ser induzido ao coma, o que resultou em inúmeros derrames.

Os médicos e familiares do jovem decidiram desligar os equipamentos que davam suporte à vida dele, em 28 de junho, quando ficou comprovado que não havia mais chances de Harvey voltar. Ele era estudante de bioquímica na Universidade de Liverpool.

“Harvey era um jovem inteligente, gentil e respeitável. Ele era amado por sua família e amigos e era sempre a pessoa mais encantadora da sala”, disse Daw Parker, amigo da família.

Casos de sinusite levam a óbito?

Doença conhecida como inflamação dos seios da face, cavidades da cabeça distribuídas ao redor dos olhos, nariz e dentes, a sinusite pode sim levar a óbito. No entanto, apenas em caso de complicações.

“É possível que os derrames apresentados sejam porque a inflamação se aproximou das meninges do cérebro. As meninges são membranas que protegem o cérebro e, em casos assim, a inflamação pode alcançá-las”, afirma o otorrinolaringologista Jamal Azzam, de São Paulo.

É recomendado pelos médicos que pacientes em quadros de sinusite estejam atentos para a possibilidade de complicações. Jamal enumera os sinais que justificam buscar uma emergência médica com rapidez:

  • Dores de cabeça intensas, persistentes e que não melhoram com analgésicos comuns;
  • Alterações de consciência e quadros de confusão mental;
  • Náuseas e vômitos persistentes;
  • Alterações de sensibilidade nas mãos, pés, braços e pernas.

Ainda de acordo com o profissional, pessoas que possuem nariz entupido constantemente, catarro, secreção, ou rinite intensa deve estar sempre atento para não ter uma sinusite. “O melhor cuidado é manter o nariz limpo e garantir uma boa imunidade, com alimentação e hidratação adequada”, alerta.