O canedense Samuel Eckert, de 19 anos, ganhou duas medalhas no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo do IPC (Federação Internacional de Atletismo Paralímpico) em Nottwil, na Suíça. O jovem, que iniciou seus treinos no município de Senador Canedo, treina atualmente na equipe Sesi – São Paulo, foi um dos representantes Seleção Paraolímpica Brasileira, na categoria T13 (baixa visão) no campeonato mundial que ocorreu neste fim de semana.
Samuel conquistou a medalha de prata nos 800 metros e bronze nos 400 metros. Nesta última, o atleta liderava a prova até sofrer uma queda na pista molhada nos 10 metros da chegada.
Mesmo com a queda, durante a prova qual estava em primeiro lugar, o atleta viu como vitoriosa a sua participação no campeonato. “Eu caí nos 10 metros, me arrastei para terminar a prova, lutei e alcancei uma medalha. Estar representando o Brasil, conseguir chegar até aqui, e saber que posso ir mais, me motiva ainda mais, sou agradecido”, contou Eckert.
Oportunidade
O jovem viu na corrida uma oportunidade para romper barreiras. Ele tem baixa visão desde o nascimento, devido a uma toxoplasmose congênita que afetou a sua retina. Ele iniciou os treinos com 13 anos de idade em um projeto de iniciação esportiva, ao receber o convite na escola pública onde estudava. “A meta era chegar, após isso ultrapassar cada vez mais os meus limites físicos, e assim foi uma prova, um campeonato, até que virei profissional, velocista”, finalizou o atleta.