Jovem canedense conquista duas medalhas em campeonato mundial paraolímpico

O canedense Samuel Eckert, de 19 anos, ganhou duas medalhas no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo do IPC (Federação Internacional de Atletismo Paralímpico) em Nottwil, na Suíça. O jovem, que iniciou seus treinos no município de Senador Canedo, treina atualmente na equipe Sesi – São Paulo, foi um dos representantes Seleção Paraolímpica Brasileira, na categoria T13 (baixa visão) no campeonato mundial que ocorreu neste fim de semana.

Samuel conquistou a medalha de prata nos 800 metros e bronze nos 400 metros. Nesta última, o atleta liderava a prova até sofrer uma queda na pista molhada nos 10 metros da chegada.

Mesmo com a queda, durante a prova qual estava em primeiro lugar, o atleta viu como vitoriosa a sua participação no campeonato. “Eu caí nos 10 metros, me arrastei para terminar a prova, lutei e alcancei uma medalha. Estar representando o Brasil, conseguir chegar até aqui, e saber que posso ir mais, me motiva ainda mais, sou agradecido”, contou Eckert.

Oportunidade
O jovem viu na corrida uma oportunidade para romper barreiras. Ele tem baixa visão desde o nascimento, devido a uma toxoplasmose congênita que afetou a sua retina. Ele iniciou os treinos com 13 anos de idade em um projeto de iniciação esportiva, ao receber o convite na escola pública onde estudava. “A meta era chegar, após isso ultrapassar cada vez mais os meus limites físicos, e assim foi uma prova, um campeonato, até que virei profissional, velocista”, finalizou o atleta.

*Com informações da Prefeitura de Senador Canedo

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Brasil tem o passaporte mais forte da América Latina, segundo ranking de 2024

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking global de passaportes mais poderosos, de acordo com o Passport Index 2024, elaborado anualmente pela consultoria Arton Capital, especializada em cidadania e residência.

O avanço do passaporte brasileiro no ranking ocorre após o Japão dispensar a exigência de visto para brasileiros em viagens turísticas de até 90 dias. Atualmente, cidadãos brasileiros podem visitar 166 países sem a necessidade de visto prévio, consolidando o passaporte do Brasil como o mais forte da América Latina.

Para entrar no top 10, o Brasil precisaria que mais quatro países retirassem a exigência de visto, o que permitiria dividir a décima posição com Mônaco e a Malásia. No momento, 32 países ainda exigem visto dos brasileiros, incluindo Estados Unidos, Canadá, México, China e Austrália.

O passaporte mais poderoso do mundo é o dos Emirados Árabes Unidos, que permite a entrada em 180 países. Por outro lado, o passaporte da Síria ocupa a última posição do ranking, com acesso a apenas 40 países, sendo necessário visto para a grande maioria.

Ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2024:

  1. Emirados Árabes Unidos – 180 países
  2. Espanha – 179 países
  3. Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Noruega e Suíça – 178 países
  4. Suécia, Polônia e Hungria – 177 países
  5. República Tcheca, Coreia do Sul, Estônia, Croácia e Eslováquia – 176 países
  6. Japão, Eslovênia, Letônia, Nova Zelândia e Liechtenstein – 175 países
  7. Cingapura, Malta, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Romênia, Bulgária e Austrália – 174 países
  8. Estados Unidos e Islândia – 173 países
  9. Chipre – 172 países
  10. Malásia e Mônaco – 170 países

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp