Ciclista que pedalou 10 km ‘contra o tempo’ para fazer o Enem no interior de SP atrasou por socorrer bicicleta quebrada
Leonardo Boracini chegou a minutos do fechamento dos portões. Jovem de Rio Preto (SP) trabalha como entregador e sonha cursar engenharia mecânica.
Ciclista ‘pedala contra o tempo’ para não perder a prova do Enem em Rio Preto
DE
O ciclista que chegou a cerca de dois minutos para o fechamento dos portões do seu local de prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (16), em São José do Rio Preto (SP), contou ao DE que parou no caminho para ajudar um rapaz que estava com a bicicleta quebrada.
A imagem, flagrada pelo cinegrafista Francisco Braúna, da TV TEM, mostra Leonardo Gonçalves Boracini, de 18 anos, “pedalando contra o tempo” em ritmo acelerado, ao som de gritos de incentivo de outras pessoas na porta do campus da Universidade Paulista. Ele faz duas manobras para entrar no local e para passar pela escada sem descer da bicicleta.
Além de estudante, Leonardo também trabalha como entregador com sua bicicleta. Ele disse que foi seu primeiro ano fazendo a prova e, durante o caminho, teve um contratempo que quase custou sua entrada no Enem.
> “Eu atrasei porque parei no caminho para ajudar um rapaz, a bicicleta dele tinha quebrado”, conta.
Leonardo Gonçalves Boracini, de 18 anos, é estudante e trabalha como entregador — Foto: Arquivo pessoal
O jovem tem como objetivo cursar engenharia mecânica. No último ano do ensino médio, ele tem aulas à noite e, durante a manhã, trabalha como entregador, usando a bicicleta desde o começo do ano. Mesmo com a rotina puxada, Leonardo diz que se sente confiante para o resultado da prova e que já tem planos até sair a nota.
“Acho que me saí bem nos dois dias, agora pretendo continuar trabalhando na firma do meu padrasto até sair o resultado”, revela.
Leonardo mora com a mãe e o padrasto e trabalha para ajudar nas despesas de casa. Nos dois dias de prova, ele pedalou do bairro Jardim Estrela até o campus da universidade, um percurso de quase 10 km.
No domingo (16), foram aplicadas 90 questões de “matemática e suas tecnologias” e de “ciências da natureza e suas tecnologias”. Mais de 120 mil candidatos se inscreveram no Enem deste ano, o maior número dos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Somente em Rio Preto, mais de 11 mil estudantes se matricularam.




