Jovem de 20 anos tem mãos e pés amputados após infecção urinária

anyconv.com-whatsapp-image-2023-06-27-at-8.14.03-pm

Uma mulher de apenas 20 anos de idade, teve as mãos e os pés amputados após ser internada com infecção urinária. A jovem adoeceu em dezembro de 2022, sendo este o primeiro sinal de alerta para o que viria a seguir.  Residente de Franca, em São Paulo, Gabrielle Barbosa, nunca havia ficado doente antes e, tampouco sabia ingerir um comprimido.

Quando adoeceu, foi à procura de uma médico, que lhe receitou um antibiótico. Um mês depois voltou ao hospital para fazer exames e foi notificada que estava tudo bem. No entanto, em março deste ano, foi pega de surpresa ao descobrir um quadro de infecção generalizada que resultou na amputação dos pés e mãos dela.

“Senti dor no rim no meio do trabalho e corri para o hospital, mas lá eles trataram como cólica renal. Me colocaram no soro e eu vomitava muito. Fiz exames e vimos que minha infecção tinha se espalhado. Os médicos falam hoje que ali eu já não deveria ter ido embora, mas naquele dia me mandaram para casa. Desmaiei e minha mãe chamou o Samu. Minha saturação estava baixa’, contou.

Gabrielle procurou atendimento no hospital local, porém, foi acomodada temporariamente no corredor antes de ser encaminhada para uma sala improvisada, que tentava simular uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Enquanto isso, os médicos estavam se empenhando e em estabilizar a pressão da jovem, mas infelizmente não obtiveram sucesso e informaram que buscariam uma vaga disponível no espaço adequado – o que só ocorreu na manhã do dia seguinte. 

A paulista conseguiu a vaga no dia 31 de março. Segundo a jovem, durante os dias seguintes ela foi entubada, teve duas paradas cardíacas e ficou em coma induzido por quase uma semana. Ao acordar, viu que as mãos e pés estavam enfaixados. De início, os médicos demoraram um pouco para informar que iriam amputá-los, mas ela já desconfiava.

As cirurgias foram realizadas nos dias 18 e 19 de abril e, de acordo com ela, foi tudo “tranquilo”. Após receber alta, no dia 26 daquele mês, a jovem voltou para casa e, desde então, tenta se adaptar às mudanças. Em maio, publicou um vídeo compartilhando a experiência e pedindo adesão às rifas que passaria a fazer para ajudar nos gastos.

De lá para cá, já conquistou mais de 200 mil seguidores no Instagram e uma “vaquinha” organizada pela página “Razões para Acreditar”. O objetivo é arrecadar R$ 520 mil para arcar com os custos das quatro próteses.  Enquanto aguarda o resultado das doações, que até o momento acumulam mais de R$ 180 mil, ela diz que “não fica triste” porque sabe que existem situações piores. A jovem apenas agradece por estar viva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos