Uma jovem de 20 anos foi presa na última sexta-feira (30), pela Polícia Civil de Goiânia, por aplicar o chamado “golpe do novo número”, contra uma idosa de 84 anos. O crime, em que os golpistas se passam por um parente da vítima que supostamente trocou de celular, e pedem dinheiro emprestado, trouxe prejuízo de quase R$ 5 mil a senhora. A prisão foi feita durante operação de combate aos crimes de estelionato na capital, por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC).
Segundo o delegado Cássio Arantes, a suspeita é de que a golpista tenha emprestado a conta bancária para receber o dinheiro proveniente do crime. “A partir desse depósito, identificamos que essa beneficiária seria uma mulher, residente no estado de Goiás. A equipe foi a campo e identificou o local onde possivelmente ela estaria. Ela foi abordada pelos policiais e acabou confessando o crime. Ela teria recebido, segundo alega, 10% do produto do crime. Esse valor foi apreendido pela equipe”, ressaltou.
Além da jovem, foi identificado o envolvimento de mais duas pessoas no golpe, dentre elas uma mulher que já foi presa pelo GREF/DEIC por este mesmo crime, no final do ano de 2020. A polícia está investigando e pode realizar novas prisões a qualquer momento. No caso desta idosa, os criminosos se passaram pelo filho da vítima, que é médico e reside no estado do Rio de Janeiro. Após alegar que estava com um problema em seu aplicativo do banco, o golpista pediu mais de R$ 4.800, que foram transferidos da conta da vítima para a conta da jovem presa.