Press "Enter" to skip to content

Internada com doença da “urina preta” recebe alta

Última atualização 16/07/2021 | 16:02

A jovem Kelly Silva, de 27 anos, recebeu alta da unidade de terapia intensiva (UTI) nesta sexta-feira (16), depois de ficar mais de duas semanas internada em decorrência da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”.

Kelly começou a se sentir mal no dia 24 de junho após comer sashimis de tilápia e salmão em Goianésia. O nome do restaurante não foi divulgado. Com o agravamento dos sintomas, ela foi transferida para a UTI do Hospital Jardim América, em Goiânia.

A jovem chegou a ser intubada e passava por sessões diárias de hemodiálise, já que seus rins não estavam respondendo. Entre os sintomas da síndrome, ela apresentou perda da força muscular, dor no corpo, cor azulada nas extremidades do corpo e urina com coloração escura.

Segundo o Metrópoles, desde que o caso dela foi diagnosticado, a Prefeitura de Goianésia tem feito uma campanha para identificar novos possíveis casos da síndrome.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goianésia, a hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas.

A síndrome é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes cozidos ou crus. Entre os sintomas estão extrema rigidez muscular de forma repentina, dores no corpo, dificuldade de respirar, dormência e urina com cor de café.