Um jovem, de 23 anos, foi preso após matar o próprio pai e sair andando pelado pela rua, neste domingo (18), no bairro Betânia, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Momentos antes de ser imobilizado por policias, ele disse: “Nada me tocará. De hoje em diante, eu sou ‘o senhor’ desta Terra. Eu assim vos proclamo”.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito tem histórico de surtos psicóticos. O homem morava com a vítima, de 87 anos, e a mãe, de 62. De acordo com testemunhas, a mulher passou a noite trabalhando e, ao chegar em casa, se deparou com o marido morto e o filho ensanguentado. Em seguida, o jovem saiu às ruas, totalmente nu, falando frases desconexas e tentando agredir outras pessoas.
A PM foi acionada para contê-lo. Ele só foi imobilizado depois de receber um tiro de pistola e três disparos de choque elétrico. Na sequência, os militares o levaram para o Hospital João XXIII, na Região Centro-Sul da capital, em estado estável. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Conforme o boletim de ocorrência, além de ter matado o idoso, o jovem decapitou o gato da família. À TV Globo, vizinhos afirmaram que ele agrediu o pai em outras ocasiões. A comunidade local está chocada com a violência do crime e as atitudes perturbadoras do jovem.
O Diário do Estado está acompanhando o desenrolar das investigações sobre esse caso. A população de Belo Horizonte espera por respostas e por medidas que garantam a segurança da comunidade. Tragédias como essa servem de alerta para a importância da saúde mental e do acesso a tratamentos adequados para pessoas em situações de vulnerabilidade psicológica. É fundamental que haja um olhar mais atento para a saúde mental e a prevenção de crimes tão brutalmente chocantes.