Última atualização 27/07/2022 | 10:34
Um jovem de 23 anos morreu afogado, nesta terça-feira, 26, ao tentar salvar uma criança que estava se afogando em um lago de Caldas Novas, no sul de Goiás. Gabriel Vargas de André, de 24 anos, era morador de Aparecida de Goiânia e estava na cidade turística a passeio.
Jovem tentou salvar criança
O fato aconteceu no bairro Lago Sul por volta das 15h00. Ao Corpo de Bombeiros, pessoas que estavam no local contaram que quando Gabriel viu a criança se afogar e entrou na água para tentar salvá-la. Ela foi resgatada com a ajuda de outras pessoas, mas o jovem acabou desaparecendo pelo lago.
Os bombeiros foram chamados para ajudar no resgate e, ao chegarem no local, já encontraram a criança fora da água e bem. Buscas pelo jovem foram feitas usando técnicas de mergulho e conseguiram encontrar o corpo. O local é sinalizado com placas avisando o risco de afogamento.
Gabriel foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde por diversas vezes foi tentado a reanimação, porém sem sucesso vindo a óbito na unidade.
Primeiros socorros em caso de afogamento
Segundo sites, em casos de afogamento é importante ser muito cauteloso no resgate a vítima. Quando uma pessoa está se afogando, sua tendência é se desesperar e segurar na pessoa que está tentando salvá-la, podendo ocasionar outro afogamento. Nesse caso, portanto, é fundamental jogar algo para que ela segure, como boias e pneus.
É necessário também chamar bombeiros ou uma ambulância, pois a vítima precisará de atendimento especializado. Em pessoas desacordadas e sem sinais de respiração, é indicado que alguém faça respiração boca a boca e, quando estiver sem pulso, a massagem cardíaca. Quando acordada, é importante manter a vítima deitada de lado e aquecida.