Última atualização 02/04/2023 | 12:02
Uma jovem de 23 anos morreu após se afogar em piscina de condomínio. O acidente ocorreu na manhã deste sábado, 1, no bairro Goiânia 2, na região norte de Goiânia.
Segundo o Corpo de Bombeiro Militar de Goiás, os vizinhos relatam que já encontraram ela desacordada dentro da piscina e em seguida acionaram os militares. Os bombeiros encaminharam o serviço de moto-resgate, juntamente com o veículo de intervenção rápida, com um médico e um enfermeiro.
Quando chegaram no local, fizeram as manobras de ressuscitação, mas sem sucesso. A morte foi constatada no local.
Confira o vídeo:
Vale ressaltar que antes de qualquer procedimento ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros. O afogamento é aspiração de líquido, causado por submersão.
Orientações quando ocorrer um afogamento:
- Nunca tente salvar alguém se não tiver condições;
- Não superestimar a capacidade natatória
- Após reconhecer um afogamento, acione os bombeiros,no número 193, antes de iniciar o socorro;
- Mantenha a vítima deitada lateralmente;
- Tente realizar o socorro sem entrar na água;
- Observe se ela respira;
- Se receber instruções do atendente do 193, socorra a vítima e leve-a ao hospital, caso contrário, espere a chegada da equipe especializada.
Caso ocorra uma Parada Cardiorrespiratória:
- Ajoelhe-se ao lado da vítima e localize o centro do tórax;
- Com os braços esticados, usando o peso dos ombros, uma mão sobreposta a outra e com os dedos entrelaçados, inicie as compressões torácicas que devem ser contínuas e ininterruptas;
- Não faça ventilações;
- A cada dois minutos, poderá ser feito um revezamento com outra pessoa, desde que a troca não demore mais de 1 segundo;
- Uma vez iniciada a reanimação cardiopulmonar, só poderá ser interrompida quando os bombeiros, o SAMU ou um médico presente assumir o caso, ou se a vítima mostrar sinais de responsividade.