Jovem preso após explodir caixa eletrônico com bomba caseira: ‘Aprendeu pela internet’

Jovem explode caixa eletrônico com bomba caseira no Paraná, é preso e alega
estar endividado: ‘Aprendeu pela internet’, diz Guarda Municipal

No Paraná, um caixa eletrônico de um banco de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, foi alvo de uma explosão causada por uma bomba caseira na madrugada desta quarta-feira (27). O suspeito, um jovem de 19 anos, foi preso pela Guarda Municipal enquanto tentava se esconder em um terreno baldio próximo à agência bancária. Segundo a corporação, durante a abordagem ele confessou o crime. O caso aconteceu por volta das 2h50 na Avenida Nicolau Kluppel Neto, na região Santa Paula.

O jovem foi preso em flagrante pelos crimes de tentativa de furto, qualificado pelo uso de explosivo, e dano, também qualificado com uso de explosivo. O nome do suspeito não foi revelado e DE tenta identificar a defesa dele. Segundo a Polícia Federal, a agência bancária foi inspecionada pelo esquadrão antibombas, para verificar a possível existência de outros artefatos explosivos, e vai passar por perícia.

Durante a abordagem, o suspeito relatou para a equipe que estaria endividado e planejou, sozinho, colocar explosivos de fabricação caseira – que, segundo ele, aprendeu pela internet. Ele também informou que com o auxílio de uma picareta quebrou a ‘boca’ do caixa para introduzir o explosivo, e logo após a explosão viu que não obteve êxito na ação, empreendendo fuga e se escondendo no matagal.

Em nota, a Caixa informou que até a publicação desta reportagem a agência estava fechada para atendimento ao público, sem previsão de reabertura. Questionado sobre o crime, o banco disse que não vai se manifestar. “A Caixa esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes”, diz o texto enviado à imprensa.

Nenhum valor foi roubado durante a tentativa de explosão do caixa eletrônico. A Guarda Municipal foi acionada por uma testemunha que viu um homem entrando na agência da Caixa Econômica com uma mochila e um pé de cabra em mãos e, momentos depois, ouviu um estouro. Quando a equipe chegou não havia mais ninguém no local, e outra testemunha informou que viu uma pessoa com as mesmas características entrando em um matagal em uma rua próxima. O jovem, então, foi encontrado deitado em meio à vegetação de um terreno baldio, conta a corporação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto morre em acidente aéreo em Capivari do Sul: avião agrícola colidiu com torre de energia

Piloto morre após avião agrícola bater em torre de energia e cair em Capivari do Sul, diz BM

Acidente fatal chocou moradores de Capivari do Sul durante a manhã desta quinta-feira (5), quando um avião agrícola colidiu com uma torre de energia e acabou caindo em uma área de campo. Infelizmente, o piloto da aeronave, Diego Tel Stedile, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente.

O avião pertencia à empresa Capivari Aviação Agrícola e o trágico episódio mobilizou as autoridades locais e a Brigada Militar de Capivari do Sul. Tanto o DE quanto a RBS TV procuraram os responsáveis pela empresa, mas não obtiveram resposta até o momento mais recente desta notícia. A aeronave de pequeno porte foi completamente destruída após a queda.

Segundo informações da equipe que atendeu a ocorrência, o acidente aconteceu por volta das 8h e a área foi devidamente isolada para a realização dos procedimentos de perícia.Após a coleta de dados e evidências, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) será responsável por investigar as causas do incidente envolvendo o avião agrícola em Capivari do Sul.

Por se tratar de um acidente grave, é fundamental que as autoridades competentes realizem uma investigação minuciosa para entender o que levou à queda da aeronave. A fatalidade abalou a comunidade local e serviu como alerta para os riscos inerentes às operações aéreas com aviões agrícolas.Com a confirmação da morte do piloto, as autoridades buscam fornecer apoio à família e amigos de Diego Tel Stedile, enquanto se dedicam às investigações para evitar que tragédias como essa se repitam.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp