Jovem de 19 anos é preso por maus-tratos após cão ser encontrado morto em Itajaí; dois adolescentes são apreendidos
Testemunhas disseram à Guarda Municipal que grupo jogou o cão no rio e depois o lançaram de um prédio abandonado. Jovem foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais com resultado morte e corrupção de menores.
Guardas recolhem corpo de cão em Itajaí
[s04.video.glbimg.com/x240/14342947.jpg]
Um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes foram apreendidos nessa quinta-feira (12) após a morte de um cachorro
[https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2026/02/12/cao-morto-itajai-adolescentes-suspeitos.ghtml]
em Itajaí [https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/cidade/itajai/], no Litoral Norte de Santa Catarina [https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/]. O caso aconteceu no bairro Murta e é investigado como maus-tratos pela Polícia Civil.
Segundo a polícia, um segundo cachorro também foi alvo de agressões, mas conseguiu fugir depois de ser solto por um morador. Testemunhas relataram inicialmente à Guarda Municipal que quatro adolescentes teriam participado do crime.
Cão tinha ferimentos compatíveis com queda
No entanto, apenas dois adolescentes foram apreendidos naquele momento, e a Polícia Civil segue tentando identificar um possível quarto envolvido. Para isso, a investigação analisa dados de celulares apreendidos e imagens de câmeras de segurança da região.
Guardas municipais recolhem corpo de cachorro em Itajaí — Foto: Reprodução/Guarda Municipal de Itajaí
Guardas municipais recolhem corpo de cachorro em Itajaí — Foto: Reprodução/Guarda Municipal de Itajaí
À Guarda Municipal, testemunhas disseram que o grupo teria arremessado um dos cães em um rio e, depois, levado o animal até um prédio abandonado, de onde ele teria sido jogado novamente. O cachorro morreu no local.
O jovem de 19 anos foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais com resultado morte e corrupção de menores. Já os dois adolescentes apreendidos podem responder por ato infracional análogo ao mesmo crime, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os nomes e idades dos adolescentes não foram divulgados pela investigação, tendo em vista que o ECA prevê sigilo absoluto nos procedimentos envolvendo pessoas abaixo de 18 anos.
LEIA MAIS:
Corpo do cão Orelha é exumado para produção de novo laudo sobre morte em Florianópolis
VÍDEO: maior espécie de arraia do mundo é vista em ilha intocada de SC durante mergulho
CÃO TINHA FERIMENTOS COMPATÍVEIS COM QUEDA
A Guarda Municipal recebeu a denúncia às 18h11. Quando as equipes chegaram ao endereço, a Polícia Militar já atendia a ocorrência e confirmou a morte do animal. Moradores também indicaram onde os suspeitos viviam, o que ajudou as equipes a localizar os adolescentes.




