Jovens irmãs sofrem colapso pulmonar devido ao uso excessivo de cigarros eletrônicos

A jovem britânica Tazmin Blight, de 19 anos, e sua irmã mais nova, Kyla Blight, de 17 anos, foram hospitalizadas por sofrerem colapsos pulmonares devido ao uso excessivo de cigarros eletrônicos, conhecidos como vape.

Tazmin, que fumava o equivalente a 50 cigarros por dia através do dispositivo, foi levada ao hospital após sentir um aperto no peito, onde descobriram que uma bolsa de ar havia se formado e estourado em seu pulmão.

Sua irmã Kyla, que também foi hospitalizada recentemente pelo mesmo motivo, tragava até 4 mil vezes por semana, o equivalente a 400 cigarros. Ambas as jovens iniciaram o uso de vapes ainda na adolescência, apesar do grave impacto à saúde, e agora enfrentam um processo de recuperação incerto, com Tazmin participando de ensaios clínicos para tratar a inflamação pulmonar.

“É um pesadelo absoluto. É simplesmente horrível, ainda estou em choque”, lamenta Mark Blight, pai das garotas, em entrevista ao programa Good Morning Britain.

O pai das britânicas, expressou preocupação com a disponibilidade desses dispositivos, especialmente entre os jovens, e pediu por medidas mais rigorosas para evitar o acesso e uso por parte de menores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp