A jovem britânica Tazmin Blight, de 19 anos, e sua irmã mais nova, Kyla Blight, de 17 anos, foram hospitalizadas por sofrerem colapsos pulmonares devido ao uso excessivo de cigarros eletrônicos, conhecidos como vape.
Tazmin, que fumava o equivalente a 50 cigarros por dia através do dispositivo, foi levada ao hospital após sentir um aperto no peito, onde descobriram que uma bolsa de ar havia se formado e estourado em seu pulmão.
Sua irmã Kyla, que também foi hospitalizada recentemente pelo mesmo motivo, tragava até 4 mil vezes por semana, o equivalente a 400 cigarros. Ambas as jovens iniciaram o uso de vapes ainda na adolescência, apesar do grave impacto à saúde, e agora enfrentam um processo de recuperação incerto, com Tazmin participando de ensaios clínicos para tratar a inflamação pulmonar.
“É um pesadelo absoluto. É simplesmente horrível, ainda estou em choque”, lamenta Mark Blight, pai das garotas, em entrevista ao programa Good Morning Britain.
O pai das britânicas, expressou preocupação com a disponibilidade desses dispositivos, especialmente entre os jovens, e pediu por medidas mais rigorosas para evitar o acesso e uso por parte de menores.