Press "Enter" to skip to content

Jovens são mais resistente à Covid e ficam mais tempo internados, afirma Gabbardo

Última atualização 03/03/2021 | 15:50

A maior parte dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) destinados a Covid-19 são ocupados por jovens. Conforme o governo paulista, nas últimas duas semanas, depois do carnaval, o estado registrou cerca de 93 internações por dia, sendo 60% de pessoas entre 30 a 50 anos. 

“Estamos com 7.415 pessoas internadas, um acréscimo de 18,6% em relação ao pior momento. Possivelmente porque estamos atendendo e internando pessoas de faixa etária mais baixa, elas conseguem resistir mais ao vírus e por consequência ficam mais tempo internados”, disse o coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo.

Durante o anúncio que colocou o estado de São Paulo na fase vermelha do Plano São Paulo, as autoridades realizaram apelos para que a população faça o isolamento social. Conforme Gabbardo, “não existe outra alternativa”, para frear a pandemia.

“É muito triste para nós voltarmos à situação que tínhamos no pior momento da pandemia [no ano passado], onde somos obrigados a impor o fechamento de todos os serviços essenciais. A gente entende as dificuldades que setores econômicos sofrem. Mas tivemos que fazer opção pela vida”, disse Gabbardo.

O governo de São Paulo acrescentou que devido aos jovens serem geralmente mais saudáveis, eles se expõem mais e demoram mais para procurar atendimento médico, fazendo com que sejam internados em casos mais agravados. 

“Temos encontrado pacientes de forma mais grave, muitos dos quais mais jovens. O que temos visto é jovens que não apresentam sintomas tão exuberantes e, quando vão se apresentar com tosse, já têm grande comprometimento pulmonar”, declarou o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn.

Foto: Reprodução