Juiz da final da Copa do Rei chora após polêmicas com Real Madrid: “Disseram ao meu filho que sou ladrão”
Ricardo de Burgos Bengoetxea foi alvo de um vídeo da TV oficial de Real, que apontava supostos erros do juiz e questionava a escolha para apitar a decisão contra o Barcelona. Decisão essa que será disputada entre Real Madrid e Barcelona, neste sábado, marcando mais um grande clássico espanhol. Como parte da tradição do país, os árbitros do jogo participaram de uma coletiva de imprensa na última sexta-feira, onde se emocionaram ao relatar os ataques que o corpo de arbitragem vem sofrendo. O árbitro de campo, Ricardo de Burgos Bengoetxea, foi protagonista de diversas polêmicas recentes com a equipe de Carlo Ancelotti.
Além de apitar jogos da LaLiga, Ricardo foi o árbitro responsável pela semifinal da Supercopa da Espanha, em janeiro, quando Real Madrid enfrentou o Mallorca na Arábia Saudita. O duelo ficou marcado por um embate acalorado entre os jogadores durante e depois do jogo, em especial, Vini Jr. e Pablo Maffeo. Bellingam e Asencio também participaram das discussões.
Na última quinta-feira, após o anúncio do árbitro escolhido para a final da Copa, o canal oficial do Real Madrid publicou um vídeo apontando supostos erros de Ricardo de Burgos. O material detalhava porcentagens de aproveitamento dos dois times quando o juiz era responsável pela partida e questionava o fato dele nunca ter sido escolhido para apitar jogos grandes, como da Champions League.
O árbitro que será responsável pelo VAR na decisão, Pablo González Fuertes, também se pronunciou sobre os ataques à arbitragem. O juiz apontou o perigo dos pronunciamentos oficiais dos times e dos ataques sem identificação através da internet. Fuertes ressaltou a importância de retornar a um futebol mais saudável, longe de acusações e polêmicas que possam afetar a integridade dos árbitros e o próprio esporte.
A grande decisão da Copa do Rei será às 16h (horário de Brasília) deste sábado, no estádio La Cartuja, em Sevilla. O ge acompanha todos os detalhes da partida ao vivo no Tempo Real. A emoção do futebol espanhol está no ar, com Real Madrid e Barcelona disputando mais um título em uma rivalidade histórica. Que a justiça prevaleça em campo e que os árbitros sejam respeitados pelo importante papel que desempenham. A final promete grandes emoções e lances inesquecíveis, em um confronto que ficará marcado na memória dos torcedores. O que importa é o espetáculo dentro das quatro linhas, e que a polêmica seja deixada de lado em prol do esporte e da paixão pelo futebol. Deixemos o jogo falar mais alto e que vença o melhor em campo!